O debate instalou-se há seis dias na rede social Reddit e a publicação já conta com mais de mil comentários.
Reunimos alguns dos apelos dos locais que, se seguir, contribuirão para que se torne num melhor turista.
1. Respeite o lugar que está a visitar
Os residentes sentem-se tristes sempre que encontram lixo ou momumentos vandalizados após terem sido visitados por turistas. Também não gostam quando os turistas falam alto ou fazem muito barulho nas ruas, esquecendo-se que nem todos se encontram de férias.
2. Respeite os memoriais
Não queremos voltar a ler testemunhos como este: "Vivo em Berlim e isto vale para turistas alemães e internacionais: por favor, não corra, não tire selfies, nem jogue às escondidas ou sente-se no Memorial do Holocausto".
3. Mesmo que a cidade como um todo pareça um museu, lembre-se que existe quem lá vive
Os lugares visitáveis encontram-se assinalados. Não espreite por janelas pois pode ser a casa de uma família.
4. Pare de tirar fotografias aos locais
Aqueles que mais se queixam são os que vivem em países africanos. Contudo, não são os únicos a "sofrer com esta tendência". Lemos testemunhos de residentes dos países nórdicos, asiáticos e de nativos americnos.
Um utilizador revela que uma das situações mais estranhas que viveu foi enquanto estava a pagar a sua renda no Havai. O utilizador diz que enquanto estava a efetuar o pagamento no escritório, entra um turista que pede para tirar uma fotografia à senhoria. Depois de tirar a foto, o turista agradece dizendo que a senhoria era a primeira havaina "real" que viu. Assim que o turista sai, o utilizador conta que ele a senhoria quase choraram de tanto rir, pois a senhoria é portuguesa.
5. Não tente baixar todos os preços do que quer comprar
Embora em alguns lugares faça parte da tradição, nem sempre faz sentido. Um ultilizador conta que já viu turistas a usar relógios caros e a tentarem baixar o preço de um quadro feito por um artista de rua.
No fundo, há que respeitar o trabalho dos outros e não desvalorizar.
6. Não pare em ruas ou estradas movimentadas
Residentes de cidades como Nova Iorque tropeçam constantemente em turistas. O que pedem é que não congestionem as vias, visto que, na maioria das vezes, têm compromissos profissionais.
7. Não utilize o Airbnb
Residentes de diferentes lugares pedem aos turistas que não utilizem a plataforma para que não tenham de viver longe dos centros urbanos.
Comentários