Uma experiência que este ano tem uma expressão mais intensa.
A grande maioria das milhares de faias plantadas pelos serviços florestais de Manteigas, há cerca de um século, resistiram ao fogo que devorou zonas limítrofes do bosque.
A paisagem envolvente é contrastante. A tristeza da cinza e a vida dos tons amarelos e avermelhados.
“É a primeira vez que andamos no trilho. Infelizmente uma pequena parte ardeu com o incêndio, mas a parte central, a zona das faias, mantém-se intacta e é de facto muito bonito. É um lugar mágico, faz-me lembrar um conto de fadas.”
Falei com Sandra que se estreava no trilho há cerca de duas semanas, na companhia do filho e do marido. Tinham acabado de percorrer a zona onde a concentração de faias cria túneis no caminho.
Uma sensação, na opinião do marido, que “além de mágico, é uma prova de como a serra devia ser. A zona das folhosas vê-se aqui que conseguiu, de certa forma, travar o fogo. Está aqui vivo como o coração da serra. Neste momento começa a mudar as cores. Já há alguns tons amarelos. É um túnel fechado com milhares de faias. É espetacular.”
No testemunho do presidente da Câmara de Manteigas, muito do mérito de se salvar o bosque das faias deve-se em primeiro lugar à coragem de seis bombeiros que, numa primeira fase conseguiram estancar o fogo que devastou muita área envolvente.
Houve ainda pequenas incursões na zona das faias e é este contraste que não nos deixa insensíveis, como foi o caso de Inês que também fazia uma caminhada.
“Faz impressão o cheiro. Há zonas mais degradadas do que outras, mas nota-se a beleza natural. Por exemplo, na zona da capela de S. Lourenço a vista é enorme sobre o vale. É chocante e ao mesmo tempo imponente.
Já se vê a natureza a recuperar. Isso é bonito. Não deixa de ser doloroso, mas há esperança. Tudo se adapta.” A natureza regenera-se e reforça a sensação de beleza quando atravessamos os túneis de cores das faias.
Até 27 de novembro decorre em Manteigas o evento Faias, dedicado ao outono na Serra da Estrela com uma grande diversidade de iniciativas.
Faias da Serra da Estrela continuam a deslumbrar faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários