Lançado em parceria com o Ministério da Saúde Pública (MOPH) em junho de 2020, o programa Qatar Clean do Conselho Nacional de Turismo do Qatar (QNTC) garante os mais altos padrões de higiene e limpeza, com procedimentos rigorosos em vigor para garantir a segurança dos clientes.

O Secretário Geral do QNTC, Sua Excelência Akbar Al Baker, assim como o COO Berthold Trenkel, marcaram o aniversário com uma visita ao W Doha, que foi o primeiro hotel a ser certificado Qatar Clean.

Com 100% dos hotéis totalmente certificados, o programa está a ser agora alargado a restaurantes e pode ser estendido a outros setores, incluindo transporte, comércio e cultura.

À medida que o Qatar começa a diminuir as restrições, os hotéis e restaurantes com certificação Qatar Clean podem operar com capacidade limitada e atender indivíduos totalmente vacinados.

O Qatar respondeu rapidamente para controlar a disseminação do COVID-19, instituindo uma série de medidas dando prioridade à saúde e segurança dos seus residentes.

A aplicação obrigatória de rastreamento e monitorização Ehteraz, assim como medidas como o uso obrigatório de máscaras faciais e o distanciamento social, permitiram que o país abrisse internamente e aos visitantes e se preparasse para o regresso do turismo.

Para manter uma certificação Qatar Clean, os hotéis devem aderir ao seguinte:

- Cada hotel deve nomear o seu próprio gerente do programa Qatar Clean, responsável por supervisionar a formação dos funcionários e a conformidade geral com os requisitos do programa.

- Os hotéis devem esterilizar as suas instalações diariamente, realizar limpezas frequentes e completas, usar desinfetante em todos os quartos, sistemas de ar condicionado, tanques de água, casas de banho e garantir a esterilização rigorosa das áreas designadas para os hóspedes, especialmente zonas de recepção.

- Para reduzir o contato com os hóspedes, os hotéis devem adotar procedimentos móveis, ou outros procedimentos sem contato, para check-in e check-out, ao mesmo tempo em que otimizam os espaços para manter uma distância de pelo menos dois metros entre indivíduos.

- Os hotéis devem realizar verificações diárias de temperatura a todos os funcionários no início dos seus turnos, bem como de fornecedores e hóspedes. Qualquer pessoa que apresentar sintomas de coronavírus deve ser imediatamente colocada em isolamento e informar as autoridades de saúde locais.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.