O site Traveler.es encontrou um refúgio único, que vive em perfeita harmonia com a natureza. Os noruegueses são peritos em arquitetar edifícios em consonância com o meio ambiente que estão inseridos.

O Soria Moria Sauna, localizada no Parque Regional de Telemark, em Dalen, é dos dos grandes projetos de arquitetura do ano, quiçá a sauna mais incrível alguma vez construída. O edifício abriu as suas portas há pouquíssimo tempo e desconhece-se, para já, os preços de entrada. Contudo, os dirigentes do atelier responsável pela obra afirmam que é “acessível a todos”.

Esta sauna, que fica a pouco mais de três horas de carro desde Oslo, faz parte de seis projetos que visam sensibilizar a consciência dos municípios noruegueses e demonstrar que a arquitetura e a arte podem ser perfeitamente integrados na paisagem.

Ao lado da sauna está o Hotel Dalen, uma unidade hoteleira histórica, aberta desde 1894, e é a partir deste que será feita a gestão da sauna, mas está acessível tanto a hóspedes como a externos.

"Dalen é um lugar espetacular devido aos seus passeios por paisagens incríveis. Esta obra foi pensada para os caminhantes que passam o dia nas montanhas e precisam de um lugar confortável para descansar", diz David Fjågesund, arquiteto da Feste.

Veja abaixo algumas da fotografias da obra 

Uma sauna inspirada num conto de fadas

Para construir essa maravilha no meio do lago Bandak, os arquitetos foram inspirados por um famoso conto de fadas norueguês, que invoca um grande palácio de ouro nas montanhas norueguesas chamado Soria Moria.

"A equipa queria que a estrutura fosse uma interpretação arquitetónica da paisagem circundante, que é bastante dramática", diz David, sublinhando que um dos materiais utilizado para a construção da sauna foi a madeira do pinheiro local, ligando-se assim aos caminhos circundantes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.