Uma das cascatas que mais me surpreendeu em Portugal até hoje foi a Cascata da Pedra Ferida.

Localizada na região Centro de Portugal, esta é uma cascata que não vão querer perder. O nome ‘Pedra Ferida’ está relacionado com o facto de as rochas terem uma cor avermelhada resultante de um processo de oxidação pelo contacto com a água.

Como chegar à Cascata da Pedra Ferida?

A cascata da Pedra Ferida está localizada no concelho de Penela, distrito de Coimbra. Para quem vem do Porto, os acessos são simples e a viagem demora 1h35 (155 km). Já de Lisboa, o percurso é um pouco mais demorado – cerca de 2h (195 km).

Qual a melhor altura para visitar a Cascata da Pedra Ferida?

No verão, é possível ir a banhos nesta cascata e existem alguns espaços para piqueniques. No entanto, esta é também a altura mais concorrida.

Por isso, se não têm o desejo de mergulhar na cascata, sugiro uma visita na primavera e outono. Alerto que não devem visitar em dias chuvosos ou em que tenha chovido recentemente. As rochas ficam muito escorregadias, pelo que todo o cuidado é pouco.

Cascata da Pedra Ferida
As rochas têm uma cor avermelhada devido ao processo de oxidação pelo contacto com a água créditos: A ticket to take off

Informações sobre o trilho até à Cascata da Pedra Ferida

Apesar de ser possível chegar relativamente perto da Cascata da Pedra Ferida de carro, o troço final apenas é acessível a pé. O percurso é curto (cerca de 750 metros, apenas ida), mas puxado. No entanto, como a distância é curta, parece que nem custa assim tanto.

O percurso inicia-se junto ao Parque de Merendas da Ribeira da Azenha, onde é possível estacionar. A estrada para aqui chegar não está nas melhores condições, mas é possível percorrê-la num carro ligeiro.

Dica extra: É também possível iniciar o percurso na vila do Espinhal, mas se esta for a vossa opção, vão ter um percurso de ida maior – 1,8 km. E, muito honestamente, a parte do percurso entre Espinhal e o Parque e Merendas pouco acrescenta em termos de beleza.

Cascata da Pedra Ferida
Um dos cenários do trilho que conduz à Cascata da Pedra Ferida, em Penela créditos: A Ticket to Take Off

Ao longo do trilho, a vegetação é densa e verdejante. Passamos por algumas pontes de madeira e antigas azenhas, sempre acompanhados do som da água a correr. É mesmo um trilho que, apesar da sua curta distância, nos apaixona imediatamente.

Existem algumas partes do percurso mais exigentes (aliás, o percurso está classificado com dificuldade moderada). Mesmo a chegar à cascata, existe um trecho que até tem uma corda para ajudar na subida. Mas, mesmo para quem não tem muita experiência em trilhos mais difíceis, acho que se faz bem.

Chegados à cascata e somos brindados com uma queda de altura de 25 metros, formando-se uma piscina natural na sua base.

Informação útil do trilho até à cascata da Pedra Ferida

  • Onde iniciar: Parque de Merendas da Ribeira da Azenha (ou Vila do Espinhal)
  • Distância (ida e volta): 1,5 km se iniciarmos o trilho no Parque de Merendas ou 3,5 km se iniciarmos na Vila do Espinhal
  • Dificuldade: moderada

A Mariana é do Porto e partilha a sua paixão por viagens no blog A Ticket to Take Off, onde uma versão deste artigo foi publicada originalmente.