A Cascata da Pedra da Ferida tem cerca de 25 metros de altura e tem água todo o ano, segundo Joana Forte, do Turismo de Penela.
Os visitantes podem acompanhar parte do curso da ribeira da Azenha num percurso pedestre.
É num ambiente agreste e selvagem com a água a criar pequenos poços e, depois, a seguir calmamente o seu caminho pelas entranhas da serra.
A ribeira da Azenha passa por um leito de rochas duras. A pedra escura aumenta o contraste com a espuma branca da água e com o verde exuberante da vegetação. É também nesta combinação de cores que encontramos a origem do nome singular de “Pedra da Ferida”.
Ainda na explicação de Joana Fonte, o nome resulta da interpretação do povo local, de um fenómeno natural designado de intemperismo por oxidação. As rochas, ricas em ferro, alteram a sua tonalidade, quando em contacto prolongado com o oxigénio presente na água.
É este o motivo porque ficam avermelhadas e o povo associa à “ferida”. Há mesmo um ditado onde se sublinha esta relação:
“Pedra da Ferida, cascata
Mistério de água pura,
A água nunca lá seca
A ferida nunca se cura”.
Da aldeia do Espinhal até à cascata são 3km e a última parte tem de ser feita a pé, pelo caminho florestal, com vegetação densa e muitas sombras.
O percurso pedonal tem ainda pontes de madeira que atravessam a ribeira e também encontramos antigas azenhas.
Os mais aventureiros podem continuar a caminhada até ao Miradouro de Carvalha da Serra, onde se pode ter uma visão geral da serra e da cascata.
No verão ou com dias mais quentes, pode-se ir até à Praia Fluvial da Louçainha que tem piscinas naturais. São represas da ribeira da Azenha que foram adaptadas e formam dois espelhos de água, envolvidos por um ambiente natural com muitas árvores. A praia fluvial tem equipamentos de apoio e é muito procurada no verão.
Outro percurso recomendado é visitar a surpreendente Ferraria de S. João. Preserva a sua identidade no topo da serra.
Cascata Pedra da Ferida faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.
Comentários