Só se ouve o bater das asas da ave e a voz do falcoeiro. No voo das aves sente-se o prazer da liberdade. A ave fica livre mas a assistência fica com a atenção presa à velocidade e ao talento destes animais selvagens.
O fascínio é de todos, crianças e adultos. Esta é a oportunidade para o falcoeiro, Miguel Gomes, promover a interacção com a ave e, ao mesmo tempo, dar a conhecer as características da espécie, como se alimenta, a sua origem...
É também o momento propício para dar informação fundamentada, desmistificar alguns mitos e promover a falcoaria portuguesa como uma arte nobre.
A decisão da Unesco de declarar a falcoaria portuguesa como Património Imaterial da Humanidade é um património que os falcoeiros querem promover.
O voo livre, conforme Miguel Gomes chama a atenção, é apenas uma parte do treino. A verdadeira acção de falcoaria e para a qual a ave é treinada é caçar presas selvagens no seu meio natural. Esta é essência da falcoaria, do cuidar e treinar aves de presa para uma caça natural e ecológica.
Com os falcões, bufo-real, águias, corujas e algumas outras aves pretende-se dar a conhecer estas espécies e também uma componente histórica de uma arte secular.
As pessoas também interagem com o falcoeiro e os mais novos são os mais curiosos.
Por vezes, uma ou outra pergunta revela o estigma contra estas aves por serem predadoras. O diálogo com o falcoeiro é uma oportunidade para ajudar a acabar com esse estigma porque nós precisamos dessas aves para equilíbrio do nosso ecossistema.
É o caso das corujas que desempenham um papel relevante na eliminação de roedores mas que em alguns locais são maltratadas por preconceitos que foram transmitidos de geração em geração.
O contacto e a observação de algumas destas aves pode ser feito em vários locais, como é exemplo a Falcoaria Real em Salvaterra de Magos.
No caso da Artfalco, de Miguel Gomes, além da Tapada de Mafra, vai ter também presença regular no Paço Ducal de Vila Viçosa.
Na Associação Portuguesa de Falcoaria e na Falcoaria Real encontra mais informação sobre a falcoaria portuguesa, o património existente e cursos de iniciação à falcoaria.
São lindas as aves de rapina! faz parte do podcast semanal da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, São lindas as aves de rapina!, pode ouvir aqui
Comentários