Para esta edição do Como fiz esta fotografia, desafiámos o Luiz Lapa, um engenheiro da aviação aposentado que se dedica à fotografia de Natureza, a partilhar connosco o que sabe do colhereiro, uma ave discreta que não consegue passar despercebida ao olhar humano.
Texto e fotografia por Luiz Lapa
Este colhereiro juvenil, foi fotografado a partir de um abrigo da MiraSado, na Herdade da Mourisca em Setúbal! Era o único dos três abrigos que a MiraSado dispõe em Setúbal, especialmente dedicado à fotografia de limícolas. Tem a particularidade de podermos fotografar as aves ao nível da água.. o que confere ao registo, uma perspectiva muito interessante!
O colhereiro, é de facto, uma ave muito curiosa, que já conheço, quer aqui do estuário do Sado, quer do Escaroupim, ilha das garças, em Salvaterra de Magos, onde na época reprodutiva, são bem vistosos, pois ostentam penacho e uma mancha amarelada/ocre no peito.
É uma ave grande, com 80 a 90 centímetros de altura, plumagem branca e um fabuloso bico comprido em forma de colher, preto nos adultos, rosado nos juvenis. Tem ainda a peculiaridade de voar com o pescoço esticado!
Frequenta zonas húmidas, estuários, pauis.. alimenta-se em águas pouco profundas, de moluscos, crustáceos e pequenos peixes, com um comportamento muito peculiar, mantendo o bico dentro de água, agitando a cabeça de um lado para o outro, enquanto caminha para a frente! Outra curiosidade.. o colhereiro não vocaliza!
A materialização do meu interesse pelas aves, surgiu com os tempos da reforma e a necessidade de criar novos hábitos, rotinas, etc! Sendo a fotografia uma paixão de sempre, que começou nos tempos do preto e branco, em que ajudava o meu pai num laboratório improvisado na casa de banho. A máquina fotográfica foi sempre uma companhia indispensável para eternizar e partilhar os momentos da vida; em momentos de stress, o recurso à maquina fotográfica era um verdadeiro alivio de tensões, aliado a um prazer imenso; mais humanista do que paisagista, o retratar pessoas foi sempre um desígnio na fotografia!
Assim, partilhar sentimentos e aprender sobre o fascinante mundo das aves, foram as razões principais para criação de uma conta no Flickr, o que se tem traduzido numa experiência fantástica, pela possibilidade de interação com gente de todo o mundo e assim poder, viajar, interagir, conhecer, aprender e desenvolver novas técnicas, sempre no escrupuloso respeito pelo Ambiente e pelas Aves!
Conhecer e fotografar novas espécies é um objetivo, mas muitas vezes a fotografia de uma espécie já conhecida é sempre um prazer, pelo desafio em termos de fotografia, parametrização, compensações, profundidades de campo etc!!
Confesso que, no início deste novo hobby, a prioridade era a fotografia das aves em voo, para análise e estudo de toda a dinâmica associada, vontade esta, eventualmente marcada pelos mais de 40 anos dedicados à aviação! Embora ainda seja a minha prioridade, o que é facto é que o mundo das aves, nos seus diversos habitats, congrega em si mesmo uma oportunidade fascinante de conhecer mais espécies, e aprofundar conhecimentos quanto aos seus comportamentos, bem diversos e muito interessantes!
Podem seguir as fotografias de natureza do Luiz Lapa aqui.
Se fazem fotografia de natureza ou viagem, e gostariam de partilhar connosco uma imagem da vossa autoria, contactem-nos pelo sapo.viagens@sapo.pt com o assunto Como fiz esta fotografia
Comentários