O fotógrafo amador Ângelo Almeida, que já foi destacado duas vezes na nossa rubrica Como fiz esta fotografia, venceu o primeiro lugar de um desafio fotográfico promovido pela Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães dedicado a uma ave pouco conhecida do nosso país, o chasco-preto.

Em março, já desafiáramos o Ângelo a contar-nos como conseguira fotografar esta ave residente no Alto Douro que corre o risco de extinção. Agora, foi distinguido com uma nova fotografia que regista um chasco-preto a cortejar uma fêmea.

"Na foto pode observar-se o macho com a cauda aberta em leque e com uma apetitosa aranha no bico para oferecer à fêmea", explica Ângelo Almeida, na descrição da fotografia vencedora. "O macho esteve insistentemente alguns minutos com a aranha no bico, a chamar a fêmea, até que por fim a mesma acabou por ir ter com ele".

Chasco-preto
Um chasco-preto a aliciar uma fêmea com uma aranha no bico créditos: Facebook/Câmara Carrazeda de Ansiães e Ângelo Almeida

"Este comportamento é bastante comum nas aves, os machos provam, desta forma, às fêmeas que são a escolha certa para parceiro e os chascos-pretos não são exceção. Embora desta vez a fêmea tenha pousado perto do macho e não tenha aceite a oferta. O macho, orgulhoso, não se fez rogado e tratou de engolir rapidamente o presente", conta o fotógrafo de Vila Verde.

A distinção não terá surpreendido quem conhece a paixão do Ângelo pela fotografia de natureza e o seu fascínio pelo chasco-preto. Em março, este empresário da área da informática confessava-nos ser fascinado por esta ave: "Sempre que me desloco a Carrazeda de Ansiães não perco a oportunidade de os registar. É espetacular ver o macho com a cauda branca aberta em leque".

O concurso realizou-se entre 1 de março e 15 de abril de 2024, e os resultados foram revelados no domingo passado no encerramento do Festival do Chasco Preto.

O júri foi composto por três elementos de entidades diferentes, Pedro Alves (PALOMBAR), Artur Cascarejo (PNRVT), e o Fotojornalista Leonel de Castro, convidado pelo Município de Carrazeda de Ansiães.