O castelo fica no alto de um penhasco e a sua localização estratégica tem sido aproveitada, pelo menos, desde o séc. VI a.C. Um os povos que deixou uma marca foram os Aravos, um povo Lusitano.
Conforme se refere na página onde está classificado como Monumento Nacional, no "Castelo românico, pequeno, inacessível, à sua sombra nasceu uma povoação medieval de grande importância no contexto regional".
A paz retirou valor à Cidadela que ainda continua protegida com muralhas. Por sua vez, a emigração despovoou a área urbana mais recente, a Devesa. As casas de granito são ocupadas apenas no Verão.
Próximo das muralhas do castelo as habitações são mais pequenas, algumas têm o típico balcão das Beiras e uma delas, quase no final da rua principal e onde está a Igreja de S. Pedro, é o solar dos Marqueses de Marialva.
É um edifício simples em que o principal elemento decorativo é o brasão na fachada principal. Outra construção que se destaca é a Casa do Leão. Na escada do balcão tem esculpida em pedra a figura de um leão.
O Arrabalde de Marialva já revela um ambiente marcadamente medieval com calçada e ruas estreitas. Num alpendre quatro habitantes descascavam amêndoas. Marialva está inserida numa região com muitas amendoeiras que em Fevereiro/Março dão uma nova cor aos montes e vales.
A Porta do Anjo da Guarda leva-nos para a Cidadela e entramos num mundo completamente diferente.
A muralha, o castelo, a torre de menagem e a igreja são algumas das construções que permanecem.
Muitas delas em ruínas, como por exemplo no largo do Pelourinho, lugar cheio de história e de histórias.
O efeito cénico é muito belo e quando se sobe ao topo da muralha temos uma visão de conjunto ainda mais interessante. Do cume do penhasco há ainda uma excelente e enorme vista das serras e do vale da Ribeira de Marialva.
A Cidadela revela traços medievais e o percurso a pé abre outras perspetivas sobre a nossa ancestralidade. As construções revelam a robustez da vila fortaleza e, ao longo do tempo, como essa força se desmoronou. Até ficar em ruínas.
É este o ambiente que dá mais encanto à cidadela. A serenidade do tempo e os múltiplos sentidos da solidão das ruínas.
Informação sobre acesso e horários no Posto de Turismo de Marialva.
O anjo da guarda de Marialva faz parte do programa da Antena1, Vou Ali e Já Venho, e pode ouvir aqui.
Comentários