Em primeiro plano surge uma encosta íngreme, em forma de cone, decorada com linhas circulares da vinha que encaminham o olhar para um enorme vale onde o rio se aconchega. “É uma vista espetacular. Acho que temos o privilégio de termos estas paisagens incríveis em Portugal.”

Miradouro Frei Estevao
créditos: andarilho.pt

A descrição é de Maria Leão Torres que tinha acabado de chegar de mota. “Vivemos próximo do Porto e vir para esta zona é espetacular porque podemos ter uma paisagem completamente diferente daquilo a que estamos habituados.”

O miradouro está a uma altitude de 435 metros. A vista e ampla e deslumbrante. Para o amplo vale de Ervedosa do Douro, com retalhos de verde da oliveira e da vinha – a freguesia é a maior produtora de vinho do Porto em toda a região demarcada – e a vista segue para o rio Douro que corre a direito até se juntar com o rio Pinhão. Depois desaparece num meandro apertado.

Miradouro Frei Estevao
créditos: andarilho.pt

Neste percurso sobressai a ponte metálica, “é lá ao fundo que já se consegue ver a ponte para o Pinhão e dizem que é a estrada mais bonita do mundo. Por isso, é uma das razões porque estamos a fazer este percurso.” Maria Leão Torres estava a viajar de mota pela Nacional 222. Regressavam de Vila Nova de Foz Côa e paravam onde a paisagem mais seduz o olhar.

Miradouro Frei Estevao
créditos: andarilho.pt

O miradouro de Frei Estevão foi um dos que mais gostaram. “Sim, a par do Museu do Côa. Este também tem uma vista espetacular com a vista dos socalcos das vinhas. É mesmo muito bonito. É o que estamos à espera quando vimos para esta zona do alto Douro Vinhateiro.”

Miradouro Frei Estevao
Maria Leão Torres créditos: andarilho.pt

O movimento no miradouro é muito grande. Como fica à beira da estrada é um pára-arranca. Há muita gente em motos e carros que faz uma pausa. O miradouro tem um parque de merendas, foi construído em 2003 e é da autoria do arquiteto António Carvalho.

Quem segue em direção ao Pinhão, na mesma descida, um pouco mais à frente, tem outro ponto de paragem com uma vista igualmente interessante.

Miradouro Frei Estevao
créditos: andarilho.pt

Miradouro de Frei Estevão e da N222 faz parte do programa da Antena1 Vou Ali e Já Venho, e a emissão deste episódio pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.