Nas margens, as aldeias e vilas enriquecem aquele que é considerado um dos rios mais belos do mundo, já as vinhas do Alto Douro Vinhateiro permitem que esta região seja classificado como Património da Humanidade.
Um dos vinhos mais reconhecidos em todo o mundo sai precisamente deste vale, o Vinho do Porto, produzido nestes socalcos e antigamente transportado nos barcos rabelo até às caves na foz do rio, mais precisamente em Vila Nova de Gaia.
Os museus e quintas espalhadas por todos os concelhos em ambas as margens do rio, eternizam tradições que continuam a atravessar gerações. Aqui a diversidade paisagística e cultural é bastante notória e o mais difícil é mesmo escolher o que visitar. Ainda assim, escolhemos 11 paragens que devem fazer parte de um roteiro pelo Douro.
1. Miradouro de São Salvador do Mundo (São João da Pesqueira)
Localizado na freguesia de São João da Pesqueira, o Miradouro de São Salvador do Mundo permite-nos uma vista de rara beleza para o Rio Douro e os seus afluentes.
O contraste entre as escarpas agrestes e as vinhas rapidamente nos cativam o olhar e tudo se torna ainda mais especial quando o comboio surge mesmo junto à agua no caminho de ferro que liga o Porto ao Pocinho.
É considerado o maior santuário do Alto Douro Vinhateiro e é constituído por um conjunto de capelinhas que se erguem ao longo do monte.
São Salvador do Mundo tem dois fantásticos miradouros, um em que podem observar o lugar de Ferradosa, e outro na capela mais alta do Ermo, onde terão uma paisagem sobre a Valeira e a sua barragem.
Para aqui chegarem, assim como a grande parte dos pontos deste artigo, deverão percorrer aquela que foi premiada como a estrada mais bonita do mundo, a EN222.
2. Miradouro de Frei Estevão (São João da Pesqueira)
O Miradouro de Frei Estevão, também conhecido como Miradouro da Abelheira, situa-se na estrada EN222 em Everdosa do Douro.
Com um pequeno parque de merendas, este local é um dos mais fotografados e divulgados nas redes sociais, está localizado a 435 metros de altitude e permite-nos uma vista única para a vila do Pinhão.
Em pleno Património Mundial, o Miradouro de Frei Estevão permite-nos observar ainda as maravilhosas vinhas nos socalcos do vale e o rio Douro.
Esta é a região com maior mancha classificada pela UNESCO como Douro Património Mundial da Humanidade e também como a maior produtora de Vinho do Porto de toda a região Demarcada do Douro.
3. Pinhão (Alijó)
Uma vila especial em pleno coração do Douro. Considerado o centro geográfico da Região Demarcada do Douro, é aqui que se situam muitas das quintas produtoras do vinho do Porto.
Todos os cantinhos são especiais, mas existe um claramente destacado. A estação de caminhos de ferro construída no final do século XIX e com o interior revestido a painéis de azulejos faz as delícias de quem por aqui passa.
Para enriquecer a visita existe ainda outro pormenor que não vamos esquecer, tínhamos acabado de parar para descansar e de repente um apito forte invade o silêncio do vale, surge no horizonte o comboio histórico com os turistas bem atentos à paisagem e a acenar-nos das janelas.
Para quem acha que é apenas mais um comboio, desenganem-se. O comboio histórico do Douro é, verdadeiramente, único.
4. Foz do Rio Tedo (Armamar / Tabuaço)
A foz do rio Tedo é conhecida especialmente pela forma como o rio serpenteia as margens até desaguar no Douro.
Localizado entre os concelhos de Armamar e Tabuaço, este local é também um dos mais fotografados e divulgados nas redes sociais e torna-se ainda mais especial ao pôr do sol e no outono.
Vila Galé Douro Vineyards foi o local exato onde captamos esta fotografia, em frente fica a Quinta do Tedo, uma propriedade do século XVIII e na outra margem do Douro vemos o comboio Miradouro seguir em direção à cidade do Porto.
Assim que encontrarem o restaurante Val Moreira e a sua esplanada vão, certamente, ficar apaixonados.
5. Miradouro de São Leonardo da Galafura (Peso da Régua)
A poucos quilómetros do Peso da Régua fica um dos mais belos miradouros da região duriense, a 566 metros de altitude.
Com uma vista incrível para o rio e para as vinhas, o Miradouro de São Leonardo da Galafura faz as delícias de quem por aqui passa. Foi o lugar que conquistou Miguel Torga e de onde também existem registos de um castro romano.
No topo, um simples sobreiro torna as imagens ainda mais especiais e as rochas são o ex-líbris dos mais aventureiros na procura da melhor foto.
Nas imediações existe a Capela de São Leonardo e ainda um parque de merendas onde poderão passar uma excelente tarde repleta de harmonia.
Para aqui chegarem, a partir do Peso da Régua devem seguir as estradas N313 e N313-1.
6. Peso da Régua
Esta localidade teve um papel bastante importante na produção e comercialização do vinho do Porto pois era sobretudo a partir daqui que as pipas eram transportadas nos barcos rabelos até às caves onde envelheciam, em Vila Nova de Gaia.
Peso da Régua é uma cidade do distrito de Vila Real que fica a cerca de 116 km do Porto.
Esta cidade tem uma variedade de pontos atrativos do ponto de vista histórico, cultural, paisagístico e enológico como é o caso do Museu do Douro, a Quinta do Vallado, a Ponte Pedonal, as suas capelas, a Igreja Matriz, a Barragem da Régua, o centro histórico, o cais, os miradouros, entre outros.
7. Miradouro do Imaculado Coração de Maria (Resende)
Foi por volta de 1988, na Freguesia de São Martinho de Mouros, concelho de Resende, que foi erguido neste morro um monumento em homenagem ao Imaculado Coração de Maria.
Com o decorrer dos anos, o monumento foi-se transformando um importante ponto religioso e bastante frequentado por crentes que ali sobem para rezar, pagar promessas ou até mesmo pedir certos milagres.
Atualmente, parte das visitas são também feitas na vertente turística já que daqui é possível observar o Castro da Idade do Ferro romanizado e reocupado até à Idade Medieval, o belíssimo solar da Soenga, a igreja românica de São Martinho de Mouros e o rio Douro.
Este não faz parte dos miradouros mais procurados do vale do Douro mas visto que para nós foi de alguma forma especial decidimos menciona-lo com a certeza que não se vão arrepender de o visitar.
Seguindo a estrada EN222 na freguesia de São Martinho de Mouros em Resende devem fazer um desvio de 2km através da estrada CM1057.
8. Miradouro do Abelhal (Baião)
Através deste miradouro conseguimos uma vista extraordinária para Caldas de Aregos no concelho de Resende e para Venda das Caldas no concelho de Baião.
A ponte da Venda das Caldas é uma ponte ferroviária que liga a freguesia de Ancede e Ribadouro à freguesia de Santa Cruz do Douro e é praticamente o plano principal desta vista encantadora.
A paisagem que se forma nesta local é verdadeiramente mágica e também por isso este pequeno recanto dispõe de várias quintas e casas de turismo de grande qualidade que certamente vão querer conhecer.
É uma das pontes mais fotografadas da linha férrea do Douro pela sua localização e proximidade com a água.
Para aqui chegarem, devem seguir a estrada M581 entre Ancede e Santa Cruz do Douro no concelho de Baião.
9. Miradouro de Teixeirô (Cinfães)
É no Miradouro de Teixeirô que desfrutamos de uma das vistas mais impressionantes do Rio Douro.
Situado em Cinfães, este miradouro integrado na Rota do Românico e Montanhas Mágicas, permite-nos observar a união de um dos rios mais limpos da Europa, o Bestança, com o incrível Douro.
A partir deste local, é possível observar vários pontos de interesse do concelho de Cinfães e Baião.
A Albufeira da Pala, as aldeias de Porto Manso e Boassas, o Mosteiro de Ancede, a Ponte de Mosteirô, o Cais de Porto Antigo e até mesmo a linha ferroviária do Douro onde agora circula o famoso comboio Miradouro entre o Porto e o Pocinho são alguns dos motivos de interesse que vão conseguir ver deste recanto no vale do rio Bestança.
Para aceder a este local é bastante simples, circulando na CM1021 entre a localidade de Cidadelhe e Casal na freguesia e concelho de Cinfães, vão encontrar uma calçada sinalizada por onde podem seguir mesmo de carro.
10. Albufeira da Pala (Baião)
Foi em 1972 que a construção da Barragem de Carrapatelo deu origem à maior albufeira do Douro onde ocasionalmente decorrem os Grandes Prémios de Motonáutica do Norte de Portugal. É também nesta região, em Ribadouro que a qualidade das laranjas é bastante reconhecida a nível nacional.
Recentemente foi criado mesmo junto à agua um circuito pedonal que liga a Igreja Matriz de Santo António de Ribadouro ao Cais da Pala, local onde existe o Douro Royal Valley Hotel & Spa e o Douro Suites.
Um pouco mais acima está localizada a estação de caminho de ferro da Pala e o recente Portovella Lodges & Bungalows.
Relativamente à paisagem, passar por aqui num dia calmo e soalheiro vai permitir-vos observar um verdadeiro espelho nas águas do Douro onde são refletidas as margens dos concelhos de Baião e Cinfães. Ao fundo, é possível observar a Serra de Montemuro e o encantador vale do rio Bestança.
Se estiverem a percorrer a estrada EN222, na localidade de Porto Antigo em Cinfães para chegarem aqui devem atravessar a ponte e seguir a estrada N211 ao longo de 2km.
11. Ilha dos Amores (Castelo de Paiva)
Algures no Douro, no encontro dos distritos do Porto, Viseu e Aveiro fica uma ilha paradisíaca ao qual são associadas diversas lendas e mistérios. A menos de 60km do Porto e na união do Paiva e Douro ergue-se a Ilha do Castelo, intitulada por muitos como "Ilha dos Amores" ou ainda "Ilha do Outeiro".
Território da freguesia de Souselo em Cinfães mas propriedade do Município de Castelo de Paiva, esta ilha destacou-se com a construção da Barragem de Crestuma e desde aí a sua beleza cativa todos os que por aqui passam.
Pelo que investigamos, são várias as informações referentes a ruínas de um castelo no centro desta ilha.
Este pedaço de terra tem 140 metros quadrados e 29 metros de altura. No ponto mais alto é possível encontrar vestígios de uma torre defensiva da idade média. Este é um ponto estratégico com vista para os três concelhos, Cinfães, Marco de Canavezes e Castelo de Paiva.
Neste local é possível a prática de desportos náuticos ou mesmo um acampamento em período estival.
Na margem de Cinfães, no cais de Escamarão, foi criado um percurso que permite correr, andar de bicicleta e caminhar. Existe ainda um espaço para merendas composto por mesas e bancos de madeira, grelhadores, pontos de água e ainda um bar.
Já na margem de Castelo de Paiva, no cais do Castelo, é possível encontrar uma piscina ao ar livre, apoiada por um bar, uma pequena praia fluvial e espaços de sombra.
Se querem partir à descoberta deste recanto paradisíaco do Douro, a forma mais fácil talvez seja a partir da Praia do Castelo, utilizando uma canoa ou solicitando a ajuda de algum barqueiro local.
Como devem ter reparado, existem duas coisas que estiveram em comum praticamente em todos os pontos que vos apresentamos hoje, estrada EN222 e a linha ferroviária do Douro pelo que ambos serão uma boa alternativa para estas descobertas.
Sigam as nossas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook
Artigo originalmente publicado no blogue Indo eu Indo eu
Comentários