1. Passadiços de Vizela
Inaugurados recentemente, estes passadiços são agora o novo cartão de visitas da cidade de Vizela, distrito de Braga. São um percurso linear de cerca de seis quilómetros que percorre as margens do rio Vizela e da ribeira de Sá. Sempre acompanhado pelo som da água e com muitos espaços verdes, este passadiço é ideal para ser percorrido em família e é adaptado a pessoas com mobilidade reduzida.
2. Passadiços do Corgo
Não precisa sair da cidade para percorrer estes passadiços que dão acesso às escarpas do rio Corgo, em Vila Real. Neste percurso circular de cerca de 3,5 quilómetros terá a oportunidade de conhecer o vale deste afluente do rio Douro que fica encaixado no centro da cidade. Entre o Bairro dos Ferreiros e a Vila Velha, os visitantes podem sentir-se no meio da natureza, além de conhecerem estruturas de interesse, como a Hidroelétrica Biel, uma das primeiras a ser construída em Portugal.
3. Passadiço/Percurso do Gameiro
Em Mora, este percurso é feito no Parque Ecológico do Gameiro e engloba duas vertentes: a zona ribeirinha com 2930 metros (1500 metros em passadiço de madeira e 1430 metros em trilho), e a zona do montado (2570 metros). Há placas informativas sobre a fauna e flora da região que poderá observar durante esta caminhada que permite desfrutar tanto da paisagem mais verde, junto à ribeira da Raia, como a típica paisagem alentejana, ao percorrer o trilho da zona do montado.
4. Passadiços do Tinhela
Voltando ao Norte do país, mais precisamente em Murça, pode fazer uma imersão na natureza ao percorrer o trilho dos passadiços do Tinhela, nas margens do rio com o mesmo nome. A rota circular de 6,5 quilómetros proporciona a observação de um dos rios mais bem preservados da Europa, além de passar por outros pontos de interesse, como a vila de Murça ou a Ponte Romana sobre o rio Tinhela.
5. Passadiço da Lousã ou da Senhora da Piedade
Em plena Serra da Lousã, com cerca de 1.200 metros, o Passadiço da Lousã liga a vila ao Complexo Turístico da Senhora da Piedade. O percurso pedonal começa no Cabo do Soito e termina no Castelo de Arouce, mais conhecido como Castelo da Lousã, classificado como Monumento Nacional. Tem vistas para a vila, para a serra e para o castelo e pode, até, ser percorrido durante a noite, pois é um percurso iluminado.
Comentários