Em Ílhavo, o Museu Vista Alegre relata toda a história desta fábrica, que continua a dar que falar em todo o mundo. Em várias salas museológicas, vai poder ver a evolução da produção da cerâmica e a sua importância nos séculos XIX e XX.

Neste museu estão mais de 30 mil peças expostas - um projeto museológico e museográfico desenvolvido pelo Museu Nacional de Arte Antiga - entre as quais algumas que eram somente testes e corriam mal. Aqui pode ver tudo de perto. No final da visita ao museu, tem a loja da Vista Alegre, um outlet, com peças a preços mais baixos, e ainda uma loja Bordallo Pinheiro.

Ao lado da fábrica e do Museu está o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, também ele com toda a decoração virada para as louças e porcelanas, e o restaurante do mesmo. É um dos hotéis mais originais e bonitos de Portugal e vale a pena uma visita ao restaurante, mesmo que não fique alojado.

Além do Hotel, da Fábrica e do Museu, estão ainda preservados vários espaços, como o Teatro – construção data provavelmente de 1826; foi reconstruído em 1851 – que continua a acolher apresentações e atividades. Aqui ao lado, também se mantêm as casinhas do Bairro da Vista Alegre, criado para os trabalhadores, tendo o Refeitório e a Creche.

Junto do Palácio e do Hotel está a Capela da Nossa Senhora da Penha de França – mandada edificar, em finais do século XVII, pelo Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manuel. Foi adquirida em hasta pública em 1816 por José Ferreira Pinto Basto e classificada como Monumento Nacional em 1910.

Na fachada principal exibe a imagem da Nossa Senhora da Penha de França, Padroeira da Vista Alegre. No interior, admire os azulejos seiscentistas de Gabriel del Barco, os retábulos em mármore e talha dourada e as abóbadas decoradas com frescos. No vão da Capela-Mor está o túmulo episcopal de D. Manuel de Moura Manuel, num trabalho em pedra de Ançã, da autoria do artista Claude Laprade.

Procura mais informações sobre o museu e as suas visitas? Clique aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.