É engraçado como, de vez em quando, o melhor da viagem vem de onde menos esperávamos. Saímos de Skopje para passar as duas folgas em Bitola, mas por alguma razão tínhamos comprado apenas bilhete de ida, tendo ficado de comprar o ingresso de regresso no próprio dia da viagem. Às 7h00 em ponto, o comboio partiu da Estação Central.

Tínhamos dormido apenas 4 horas, por isso acabámos por adormecer a meio da viagem. Passado umas horas, o comboio parou de repente. Acordei estremecido e olhei pela janela. Do lado de fora, pude ver as ruínas de uma muralha que surgia no topo de duas enormes colinas. A paisagem à minha frente era completamente plana, mas ali estavam aqueles dois enormes rochedos que quase pareciam pintados na paisagem.

Olhei para o placar de sinalização, onde estava escrita em cirílico a palavra Прилеп. Ainda meio atordoado pelo sono, saquei rapidamente do telemóvel e escrevi no bloco de notas "Prilep", antes de voltar a fechar os olhos. 

Chegados a Bitola, perguntei imediatamente na estação de autocarros a que horas tínhamos transporte para Prilep no dia seguinte. "8h30" - responderam. Bem, seria mais um dia a acordar às 6h00 da manhã, mas vamos lá embora! Assim, depois de um dia bem passado em Bitola, lá acordámos com as galinhas no dia seguinte para visitar aquela terra da qual não sabíamos coisa nenhuma.

E, meus amigos, que experiência foi! As paisagens incríveis, os mosteiros isolados, as aldeias adormecidas. O ritmo lento do relógio, o bazar antigo, as Torres de Marko. Subimos às ruínas que tinha visto desde o comboio e, bem de lá do cimo, Prilep estendeu-se perante nós. Embora pareça pequena, trata-se, na realidade, da quarta maior cidade da Macedónia do Norte. E pensar que nem sequer estava programado cá virmos!

Prilep, Macedónia do Norte
Uma praça de Prilep, com as montanhas que rodeiam a cidade em segundo plano. créditos: Circum Mundum Blog

Acabou por ser o highlight do nosso fim-de-semana, e, a par de Ohrid, sem sombra de dúvida o nosso sítio favorito até agora na Macedónia do Norte. A mais surpresas como esta!

Podem acompanhar as aventuras do Bruno e da Daniela na sua página de Instagram @circum_mundum_blog e visitar o seu blog de viagens Circum-Mundum.