Procura livros de viagem, guias, mapas, globos ou cartas de navegação? É um viajante incurável? Então, temos o lugar ideal para si! Só precisa de ir a esta morada - 12-14 Long Acre, Covent Garden, Londres WC2E 9LP -, para dar de caras com a Stanfords, uma autêntica Meca para qualquer pessoa com alma de viajante.

A Stanfords foi fundada em 1853 pelo cartógrafo e impressor Edward Stanford (1827-1904). Uma década depois, a empresa ganhou destaque após a publicação do Stanford's Library Map of London, considerado o mapa mais preciso da cidade.

Até mesmo Sherlock Holmes, o famoso personagem fictício criado por Arthur Conan Doyle, usava os serviços desta casa de referência. Em O Cão dos Baskervilles, Sherlock compra um mapa altamente detalhado da região inglesa de Dartmoor, provavelmente uma Carta Militar.

Stanfords
Interior da Stanfords créditos: Steve James/CC

A loja atual em Covent Garden tinha acabado de ser inaugurada quando essa história foi publicada em fascículos na The Strand Magazine, entre agosto de 1901 a abril de 1902. No entanto, como o enredo foi gizado alguns anos antes, é provável que o autor tivesse em mente a antiga loja em 55 Charing Cross, agora Whitehall.

Por mais de 160 anos a Stanfords forneceu exploradores anónimos, mas também famosos, como Shackleton, Florence Nightingale e Michael Palin. Quem não gostaria de fazer parte de uma tão ilustre genealogia de clientes? Isso é elementar, meu caro leitor...

Para isso, descarregue o nosso percurso temático de Londres dedicado a Sherlock Holmes, onde a Stanfords é um ponto de interesse, e descubra mais curiosidades sobre a capital Inglesa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.