A Scala dei Turchi ou Escada dos Turcos, não é uma verdadeira escada, mas um espetacular trecho de costa que se tornou um ícone turístico da paisagem marítima siciliana graças às suas características especiais.

Este penhasco branco, outrora abrigo e porto de desembarque de piratas sarracenos (indevidamente chamados de turcos pelas populações locais), está localizado entre Realmonte e Porto Empedocle, na província de Agrigento. É uma obra prima da natureza que como um artista esculpiu, com a ajuda do mar e da brisa salgada, a sua cintilante rocha branca, tornando a arriba suave, atenuando todos os ângulos e formando terraços que convidam os banhistas a aproveitar o sol.

A “scala” é constituída por marga, uma rocha sedimentar de cor branca pura, composta por calcário e argila. A brancura da rocha é evidenciada pelo contraste com o mar azul intenso siciliano que torna todo o cenário ainda mais bonito.

A sua beleza não passou despercebida a muitos realizadores de cinema como Giuseppe Tornatore que em 2000 aqui gravou algumas cenas do filme “Malena”, com Monica Bellucci.

Scala dei Turchi
créditos: Pixabay | DonnaSenzaFiato

Infelizmente, todo o trecho de costa onde se encontra o Scala dei Turchi está em risco e requer ações de preservação para a segurança das pessoas e para a proteção do meio ambiente, para que a sua aparência original seja mantida ou, em qualquer caso, não prejudicada pela atividade humana.

Recentemente, muitas associações de proteção ambiental denunciaram a gravidade da situação, cada vez mais complicada pela má gestão e pelo impacto da presença turística. Nesse sentido, já há quem fale em restringir o número de visitas permitidas por dia.

O futuro da Scala dei Turchi, porém, parece estar assegurado pois nos últimos 10 anos várias ações de recuperação e preservação da arriba foram levadas a cabo e este monumento geológico é agora candidato a Património Mundial da UNESCO.

Scala dei Turchi
créditos: PxHere

Como visitar

Para chegar ao Scala dei Turchi a partir da cidade de Agrigento, na Sicília, siga a SS115 em direção a Porto Empedocle, depois via Nereo ao longo da costa na direção a Lidi por 2,4 km, até ver as placas que indicam "Estacionamento" ou "Belvedere Scala dei Turchi".

Existem vários parques de estacionamento pagos ao longo da costa que estão bem sinalizados. É fortemente aconselhado não estacionar fora dos lugares indicados, especialmente na época alta de verão para evitar multas pesadas ou a remoção forçada do veículo.

Assim que o carro estiver estacionado, pode caminhar até à Scala dei Turchi, mas para chegar à arriba terá que entrar no restaurante "Lido Scala dei Turchi" e seguir o caminho que foi disponibilizado pelos proprietários do restaurante. Após uma curta caminhada de 5 minutos, estará no sopé da esplêndida Scala dei Turchi, entre duas praias de areia fina.

De maio a setembro também é possível visitar a Scala dei Turchi de barco. É só contactar uma das várias agências turísticas da região de Agrigento que oferecem passeios privados ou em grupo.

Para mais inspiração e ideias de viagem espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram