Londres e o metro mais antigo do mundo (1863)
O underground ou tube é o sistema de transporte deste tipo mais antigo do mundo. A sua inauguração foi em 10 de janeiro de 1863 com locomotivas a vapor. Hoje, existe uma rede subterrânea de 408 quilómetros de linhas ativas que o levará a qualquer lugar da cidade. Se quiser conhecer algumas curiosidades, não deixe de visitar o Museu do Transporte de Londres.
Tünel de Istambul (1875)
O Tünel foi o primeiro sistema de metro da Europa continental. Este pioneiro começou a funcionar em 1875 e, apesar de sua curta distância de 573 metros, transporta 12 000 passageiros todos os dias. Não hesite em visitá-lo se fizer uma viagem a Istambul; o trajeto completo demora apenas 90 segundos.
Chicago “L” (1892)
Sabe por que o Chicago "L" é um dos metros mais antigos do mundo? Porque começou a trabalhar a 6 de junho de 1892, no final do século XIX. A origem do seu nome vem da palavra “elevado”, pois há partes onde a composição sobe para a superfície. É o terceiro metro mais movimentado dos Estados Unidos, com uma média de mais de 600 000 pessoas por semana. Se comprou o cartão Chicago Explorer Pass, é muito provável que chegue a usar este metro para ver todas as atrações da cidade.
Metro circular de Glasgow (1896)
Em 1896, começou a circular a linha única da ferrovia metropolitana de Glasgow, um dos metros mais antigos do mundo. Hoje, esta rede é mantida de forma exclusiva. Se tiver que apanhar este transporte para uma visita, de certeza que não se vai perder.
Linha de metro histórica de Budapeste (1896)
O metro de Budapeste tem um total de 52 estações e apenas 4 linhas. O que há de especial no seu sistema ferroviário? Em 1896, surgiu a linha 1, que foi declarada Património Mundial da Humanidade em 2002. Algumas estações ainda mantêm um ar antigo e decorações que o levarão a outra época. Se visitar esta cidade banhada pelo Danúbio, não hesite em fazer uma visita guiada pelos seus recantos mais icónicos.
Métropolitain de Paris (1900)
A maneira mais rápida de visitar os monumentos icónicos da “cidade do amor” é usar o métropolitain de Paris, um dos metros mais antigos do mundo. A 19 de julho de 1900, foi lançada a primeira linha e nos primeiros anos foram instaladas várias entradas de ferro forjado, influenciadas pela corrente art nouveau. Se deseja conhecer o centro histórico, pode fazer uma fascinante free tour.
O U-Bahn de Berlim (1902)
O U-Bahn alcança os 72 quilómetros por hora, possui 175 estações e uma longitude de quase 150 quilómetros de vias. Esta rede, aberta em 1902, passou por diferentes momentos históricos. Na Segunda Guerra Mundial foi utilizada como bunker e de 1945 a 1989, os cidadãos do leste de Berlim sofreram restrições nas linhas de metro. É um apaixonado pela Guerra Fria? Não hesite em fazer uma tour com os dados mais curiosos.
Nova Iorque, o metro que nunca fecha (1904)
Se já visitou a “Big Apple”, de certeza que já tirou uma fotografia com o cartaz do subway. Nova Iorque tem um dos sistemas de metro mais antigos do mundo, que abriu pela primeira vez em 1904. Estiveram envolvidos na sua construção 30 000 trabalhadores e no seu primeiro dia de funcionamento foi usado por 127.381 pessoas. Para visitar lugares emblemáticos como o Empire State ou o MoMA, terá de usar este sistema de transporte. Além disso, está aberto 24 horas por dia.
SEPTA da Filadélfia (1907)
Esta rede de transporte público tem troços que vão pela superfície e outros que vão pelo subsolo. A partir de 1907, foi-se criando a rede de vias e hoje, com 208 estações, é a forma mais rápida de ver uma das cidades mais antigas dos Estados Unidos. Se quiser conhecer a história da Filadélfia, pode visitar o Museu da Revolução Americana.
Metro de Madrid (1919)
Gran Vía, Sol, La Latina, Moncloa… Estes emblemáticos lugares de Madrid podem ser visitados usando o transporte público. A capital tem um dos metros mais antigos do mundo e o mais antigo da Espanha. Foi o Rei Afonso XIII quem o inaugurou a 17 de outubro de 1919, o que significou uma mudança para o ritmo de vida do povo madrileno. Se estiver na cidade, não deixe de visitar a estação abandonada de Chamberí.
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