O Projac é um grande centro de produção de televisão e cinema localizado no Rio de Janeiro pertencente à TV Globo. Foi inaugurado em 1995 e tem uma área de 1,6 milhões de metros quadrados. Estúdios de gravação, áreas de construção dos cenários e cidades cenográficas, fábrica de guarda-roupa, centro de pós-produção, cafés, restaurantes e até um banco - o Projac é uma cidade dentro da cidade e emprega cerca de 7mil pessoas. Neste enorme complexo, conhecido como a Fábrica dos Sonhos, são produzidas telenovelas, reality shows, comédias e séries de televisão, bem como talk shows e programas de variedades. Mas a maior atividade desenvolve-se em torno das telenovelas, que alcançaram reconhecimento internacional, tendo já ganho vários Emmys e que são uma das maiores exportações do Brasil.

As telenovelas duram entre 6 e 8 meses, o que representa em média 60 conjuntos de cenários, geralmente construídos por um exército de operários e artesãos no espaço de 3 meses. Em alguns casos, são construídas cidades inteiras ou outras coisas mais improváveis, como uma representação do rio Ganges, usada para uma história que teve lugar na Índia. Esta vasta linha de produção explica porque é que o Projac é um dos maiores consumidores brasileiros de madeira e tinta.

A telenovela Avenida Brasil, transmitida em 2012, foi uma das produções de maior sucesso do Projac, exportada e exibida em 123 países! A Globo atinge 99% da população brasileira (200 milhões), enquanto um filme de sucesso pode ser visto por apenas 1 milhão de brasileiros. Entender estas dimensões de produção ajuda-nos a compreender por que é que os atores brasileiros ganham mais dinheiro trabalhando para a televisão do que para o cinema.

O fator chave para o sucesso das telenovelas brasileiras é a base das suas histórias que abordam temas universais, refletindo os problemas da sociedade e representando todas as classes sociais. As cenas são filmadas apenas 15 dias antes de irem ao ar, o que significa que reagem ao estado de espírito e às preocupações do público, de tal forma que os personagens podem ser descartados ou relegados em importância se não se conseguirem conectar com o público. As telenovelas hoje são parte da cultura brasileira, tão populares e amadas como futebol.

Saiba mais sobre a cultura brasileira com os guias do Rio de Janeiro e de São Paulo disponíveis na app JiTT.travel.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.