1. The Crown

A série The Crown conta a história da Rainha Elizabeth II, incluindo acontecimentos como o seu casamento, a sua coroação, a criação dos filhos e toda a pressão que o cargo de monarca exige.

Com uma produção de altíssimo nível, The Crown foi indicada ao Globo de Ouro e rendeu a Claire Foy (Rainha) e a John Lithgow (Churchill) o prémio Emmy.

Grande parte da série passa-se dentro do Palácio de Buckingham em Londres, com aparições do iate Royal Britannia e da Abadia de Westminster, entre outros.

Palácio de Buckingham
Palácio de Buckingham créditos: Pixabay

2. Outlander

A série Outlander é um mergulho na Escócia. Baseada nos livros de Diana Gabaldon, Outlander fala sobre uma enfermeira inglesa que viaja no tempo através das pedras míticas da Escócia, e acaba "por cair" nas Terras Altas nos anos 1700, no meio dos highlanders.

A cultura escocesa, a importância da Batalha de Culloden e as belas paisagens do país estão entre os destaques desta série, que já atrai visitantes do mundo inteiro aos roteiros inspirados em Outlander na Escócia.

Culloden, Escócia
Culloden, Escócia créditos: Pixabay

3. Sherlock

Com Benedict Cumberbatch na pele de Sherlock Holmes, e Martin Freeman (O Hobbit) como Watson, a série Sherlock traz um olhar moderno sobre o detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle.

A produção é excelente, fazendo com que cada episódio seja um filme à parte. A casa 221 na Baker Street em Londres é o cenário principal desta série, que também explora outras partes da cidade.

4. Vikings

Essa série conta a história de Ragnar Lothbrok, um lendário rei nórdico que expandiu o seu território além-mar. Em Vikings podemos ver a chegada dos vikings à Grã-Bretanha, um acontecimento que marcou a história do país.

Prova disso é que até hoje a Escócia mantém celebrações vikings como o "Up Helly Aa", a procissão do fogo. Outro legado é a cidade de York, no norte de Inglaterra, que foi a capital do império viking em terras britânicas e conta com um museu especial sobre os assentamentos nórdicos no local.

York
York créditos: Unsplash

5. Peaky Blinders

Mergulhe no mundo dos gangsteres britânicos em Peaky Blinders, cuja ação decorre em Birmingham, Inglaterra, logo após a Primeira Guerra Mundial.

Baseada em factos reais, a série conta a história do notório gangue liderado por Tommy Shelby e a sua trajetória rumo ao domínio da cidade. Por causa do sucesso da série, Brimingham já conta com uma série de roteiros inspirados em Peaky Blinders.

Brimingham
Brimingham créditos: Unsplash

6. O Último Reino (The Last Kingdom)

Baseada na obra "Crónicas Saxónicas" de Bernard Conwell, a série "The Last Kingdom" é mais uma a contar a história da invasão nórdica na Grã-Bretanha, desta vez sob o olhar the Uhtred, senhor de Bebbanburg.

Inspirada na história real de Inglaterra e nos acontecimentos da região de Northumberland, a série mostra o Castelo de Bamburgh como um dos principais cenários (e que tem vindo a atrair cada vez mais turistas) e a cidade histórica de Winchester, no sudoeste do país.

Castelo de Bamburgh
Castelo de Bamburgh créditos: Pixabay

7. Downton Abbey

Uma das séries mais aclamadas pela crítica, Downton Abbey é imperdível para quem gosta de histórias sobre a aristocracia britânica com um toque de humor.

Retratando na perfeição a vida numa autêntica casa de campo inglesa em 1912, Downton Abbey encanta pelos dilemas vividos entre o "andar de cima" (a família rica) e o "andar de baixo" (os serviçais).

Castelo de Highclere
Castelo de Highclere, local principal nas filmagens de Downton Abbey créditos: @Flickr

8. O Jogo Inglês (The English Game)

Do mesmo criador de Downton Abbey, a nova série The English Game explora as origens do futebol como o conhecemos hoje. É uma viagem ao passado, até meados de 1800, quando o desporto floresceu em Inglaterra e acabou por evidenciar a diferença entre as classes mais altas e a classe operária do país.

9. Reign

Inspirada na história de Mary, a Rainha dos Escoceses, a série Reign imagina como teria sido a vida da rainha mais celebrada da Escócia, desde a sua infância em França até ao regresso ao país natal.

As intrigas, os rumores, os romances e a disputa da coroa britânica com a sua prima, a rainha Elizabeth I, estão no enredo. Na vida real é possível visitar o antigo palácio de Mary, o Holyrood, em Edimburgo e entrar no quarto onde a rainha viveu uma tragédia pessoal.

Holyrood
Holyrood créditos: Pixabay

10. Mr Selfridge

Quem já esteve em Londres muito provavelmente caminhou pela Oxford Street, a famosa rua de compras da capital. É aqui que fica uma das mais incríveis lojas de departamentos do mundo - a Selfridges.

Na série Mr Selfridge acompanhamos a chegada de Harry Selfridge a Londres e os desafios que enfrentou para dar vida ao seu audacioso projeto, que nasceu há mais de 100 anos e prospera até os dias de hoje.

Oxford Street
Oxford Street créditos: Unsplash

11. Game of Thrones

Uma das séries de TV mais comentadas do planeta, Game of Thrones é baseada na obra 'Crônicas de Gelo e Fogo', que por sua vez, teve como inspiração um facto real da história: a Guerra das Rosas, em Inglaterra.

Na vida real o conflito entre dinastias durou 30 anos, e foi regado a violência, assim como vemos em Game of Thrones. Além do contexto histórico, as filmagens da série tiveram lugar na Irlanda do Norte, incluindo por exemplo a King's Road, Winterfell e a Muralha.

King's Road
King's Road créditos: Unsplash

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.