Sabendo da importância do preço dos mantimentos essenciais, assim como a forma como esse custo se relaciona com os rendimentos, o site NetCredit elaborou uma lista de compras de alimentos básicos e pesquisou quanto custaria para comprar em supermercados ao redor do mundo, além de acessibilidade em comparação com os salários locais. E fizeram o mesmo com uma lista de compras vegan.

O estudo da NetCredit começou por encontrar um supermercado com loja online para cada país. Quando não era possível encontrar uma loja online, o país era removido da lista. As listas de compras contam com 10 itens essenciais (uma delas com itens tradicionais e outra adaptada a uma dieta vegan).

A lista tradicional contava com: cereais de pequeno almoço, uma dúzia de ovos, peito de frango, queijo, óleo vegetal, pão, leite, batata, tomate, banana, atum enlatado e água. A lista vegan contava com: grão, hambúrgueres vegan, queijo vegan, óleo de coco, pão, leite de soja, batata, tomate, banana, arroz integral e água.

A Suíça tem os produtos regulares essenciais mais caros do mundo enquanto, no que diz respeito aos produtos vegan, são os Emirados Árabes Unidos que levam o título de país mais caro. Os Estados Unidos têm os produtos básicos regulares e vegan mais acessíveis do mundo.