Com a sua história, arquitetura gótica e renascentista e vibrante panorama musical, atrativos não faltam a Praga para surpreender até o turista mais viajado.
Se ainda não teve oportunidade de conhecer Praga, não espere mais, marque já os seus bilhetes na TAP, faça as malas e parta à descoberta deste magnifico destino!

Veja aqui tudo o que não pode perder.

FESTIVAIS DE MÚSICA

O mês de maio em Praga marca o início de uma verdadeira festa para os amantes da música clássica. O Festival de Música Pražské jaro (Primavera de Praga) começa no dia 12 de maio e vai até 4 de junho.
Durante o festival, Praga recebe alguns dos maiores nomes da música clássica checa e internacional, verdadeiras lendas e jovens talentos assim como dezenas de orquestras e grupos de música de câmara.

Os destaques internacionais deste ano são a Orchestra dell'Accademia Nazionale di Santa Cecilia de Roma; a orquestra de Orfeu, de Nova York; o pianista Jan Lisiecki; a Orquestra de Cadaqués, de Espanha; Les Arts Florissants, Ensemble Intercontemporain e dois concertos da Orquestra Nacional do Capitólio de Toulouse, de França; o flautista Emmanuel Paud e o violinista Renaud Capuçon.

O festival acontece em várias salas de concerto, sendo a mais bonita e representativa, a Bedřich Smetana, assim chamada em homenagem ao famoso compositor checo. Outro compositor — Antonín Dvořák, deu nome ao salão Rudolfinum. Há ainda concertos na Academia de Música de Praga, no Rudolfinum, no Museu Nacional de Tecnologia e na Igreja de São Simão e São Judas.

Em junho acontece outro festival de música — o Smetanova Litomyšl (de 13 de junho a 7 de julho). Este festival de musica clássica e contemporânea é um dos eventos internacionais mais aguardados na cidade de Praga e tem lugar no Castelo Litomyšl, uma joia da arquitetura renascentista, incluída na Lista do Património Mundial da UNESCO.

Praga
créditos: PxHere

FESTIVAIS DE COMIDA E BEBIDA

Se gosta mais de cerveja do que de música clássica, visite o Festival da Cerveja Checa (16 de maio a 15 de junho 2019), no qual pode experimentar todos os tipos de marcas checas e ouvir música tradicional e contemporânea. O festival é realizado no Letná, um dos mais belos parques de Praga, num ambiente barulhento onde mais de dez mil convidados se reúnem para beber cerveja, dançar, cantar e comer.
Mais de 100 tipos de cerveja são oferecidos ao público e existe um "cartão de consumo", em que é anotado tudo o que consumir para depois pagar no ponto de saída do festival.

Praga
créditos: PxHere

O Festival da Cerveja pode ser divertido, mas o maior evento culinário do ano é definitivamente o Festival Gastronómico de Praga (24 a 26 de maio de 2019), no qual restaurantes de todo o país apresentam os seus melhores pratos. O evento acontece no cenário único do Jardim Real do Castelo de Praga, permitindo combinar passeios com experiências culinárias.

O Festival Gastronómico de Praga realiza-se desde 2006 e sempre apresentou o que de melhor a República Checa tem para oferecer. A comida é preparada pelos melhores chefs de cozinha do país, por isso espere maravilhosas combinações e fantásticos sabores, mas por uma fração do preço que pagaria nos restaurantes.

Praga
créditos: The Travellight World

Os organizadores selecionam uma mistura eclética de cozinhas de mais de vinte restaurantes: Há porco grelhado no stand da Angusfarm, fusion cuisine do Aureole Fusion Restaurant & Lounge, tendências culinárias europeias no Bellevue, sabores vegetarianos do Etnosvět, cozinha vietnamita do Gao Den, especialidades italianas do Il Giardino, especialidades asiáticas da KOBE. E ainda cozinha internacional e especialidades do Le Grill (restaurante premiado do hotel Grand Mark), frutos do mar do Mirellie, gastronomia mediterrânea e fusão francesa do Nostress, especialidades sazonais da U Emy Destinnové e o Spices Restaurant & Bar apresentam o "Culinary Wellness".

O festival gastronómico oferece também outras delícias como queijos, pães, patês, chocolates e sorvetes e uma tenda onde especialidades checas nacionais e regionais são preparadas pela Equipa Nacional de Culinária da AKC (Associação de Chefs e Confeiteiros checos). Há ainda uma escola de culinária, workshops e degustação de cervejas. Em suma, se é um foodie e vai visitar Praga, este é o evento que não pode perder!

Dica: Se comida e bebida são as razões pelas quais viaja, quando visitar a cidade não perca também o Festival do Vinho de Praga (Praha Pije Víno) que acontece de 24 e 25 de maio 2019 na Novoměstská radnice e apresenta degustações de cerca de 400 vinhos de 70 vinícolas diferentes provenientes de toda a Europa Central, bem como comida regional; e ainda o Rumfest - Festival de Rum, que tem lugar no dia 18 de maio e comemora mais de 100 marcas de rum de todo o mundo. Junte-se a degustações de rum e workshops e desfrute de especialidades da culinária caribenha. A atmosfera vibrante é reforçada com música latina de uma banda ao vivo e um DJ.

CULTURA E HISTÓRIA

Passeie por Praga e visite as catedrais góticas, edifícios renascentistas e igrejas barrocas que lhe valeram o título de “a cidade das cem torres”.
Descubra marcos históricos como a Torre da Pólvora, um dos portões medievais da cidade; o Teatro Nacional e a movimentada Praça Wenceslas, palco dos protestos que marcaram a Revolução de Veludo de 1989.

Praga
créditos: The Travellight World

Faça um passeio guiado pelo Castelo de Praga, classificado como Património Mundial da UNESCO e descanse no Valdstejn Garden, um jardim de estilo italiano anexo ao Palácio Valdstejn que foi construído no século XVII.

Explore também o bairro barroco de Mala Strana e a Ilha Kampa, que abriga a famosa parede de Lennon coberta de grafitti.

Embarque num cruzeiro pelo rio Vltava e admire pontos turísticos como a Ponte Carlos, a ponte mais antiga de Praga.
Pare na Praça Jan Palach — uma grande praça que homenageia o estudante checo que perdeu a sua vida aqui na luta contra o regime comunista e conheça a herança judaica dirigindo-se ao bairro judeu.

No centro histórico de Praga também há muito para ver, como o edifício da antiga Câmara Municipal, o Relógio Astronómico, a Praça central e Teatro Estates, onde Mozart dirigiu a estreia de "Don Giovanni" em 1787.

Se gosta de história, arquitetura e artes, visite os museus da capital checa.
Descubra o génio do escritor Franz Kafka no museu dedicado ao escritor; aprenda como era a vida na cidade sob o regime comunista no Museu do Comunismo e veja os antigos elétricos de Praga no Museu do Transporte Público.

O Museu Nacional é outra paragem obrigatória para quem aprecia arte e história. Com uma enorme coleção, tem seis departamentos principais, incluindo o Departamento de História Antiga (com artefactos que datam do século X) e o intrigante Departamento de Teatro. O edifício principal passou por uma grande reconstrução e reabriu em outubro de 2018 após um período de encerramento.

Praga desde 82€