Ideais para percorrer a pé, as sublimes ruas de Praga escondem uma história a cada esquina. Catedrais góticas, edifícios da Renascença e igrejas barrocas esperam o visitante, tendo valido à capital checa o título de ‘cidade das cem torres’.

Casa Dançante

Praga: todo o romantismo de uma cidade histórica
créditos: Alice/Unsplash

Tire a câmara da mochila, que este edifício localizado no cais Rašínovo nábřeží merece muitos cliques. Uma das maiores e mais recentes atrações de Praga, a chamada Casa Dançante é uma obra conjunta do arquiteto checo de origem croata Vlada Milunić e do norte-americano Frank O. Gehry. Construída entre 1992 e 1996, a estrutura inspira-se na arte de Fred Astaire – simbolizado pela torre em pedra – e Ginger Rogers, imortalizada pela congénere em vidro.

Castelo de Praga

Praga: todo o romantismo de uma cidade histórica
créditos: Stefan Bauer/CC BY-SA 2.5

Esqueça a ideia comum de um castelo medieval fortificado. Aqui reina a originalidade e a culpa do conjunto de belos palácios e edifícios ligados por vielas. Durante muitos anos residência oficial dos Reis da Boémia, o castelo tornou-se em 1918 a residência oficial do presidente checo. Datado do século X, está classificado como Património Mundial da UNESCO e é, segundo o Livro de Recordes do Guinness o maior castelo do mundo. Prepare, pois, algumas horas para a visita e não deixe de admirar a vista incrível.

Igreja de São Nicolau

Praga: todo o romantismo de uma cidade histórica
créditos: Patrick Pahlke/Unsplash

Este templo barroco impressiona desde logo pelas suas dimensões, com destaque para a cúpula maciça que mede 46 metros e as suas torres que a ultrapassam em apenas um metro. A igreja dedica a São Nicolau ocupa o canto da Praça Velha há mais de 800 anos, mas este edifício do construído entre 1732 e 1737, substituindo a da Idade Média. No interior, vale a pena apreciar os frescos do teto alusivos à vida de São Nicolau e de São Benedito e os motivos do Antigo Testamento. A igreja recebe anualmente ciclos de concertos que permitem ouvir o histórico órgão do século XVIII que Mozart utilizava durante as suas estadas ma cidade.

Câmara Municipal

Praga: todo o romantismo de uma cidade histórica
créditos: Jack Hunter/Unsplash

Um dos edifícios mais importantes da Praça da Cidade Velha, a antiga Câmara Municipal tem mesmo de estar no roteiro de Praga, quer pelo seu curioso relógio quer pela torre que oferece uma vista fantástica sobre o centro histórico. Mas que tem de tão diferente o relógio? Com mais de 600 anos de existência, o mecanismo apresenta não apenas as horas e a data, mas também as fases da Lua, a posição do Sol, os ciclos astronómicos e as festas do calendário pagão: tudo num desfile de doze apóstolos. Tenha atenção ao esqueleto que tira uma corda, o turco que sacode a cabeça ou ao vaidoso que se olha ao espelho. Não tire os olhos do relógio e veja as janelas fecharem, altura em que o galo canta e o relógio começa a bater a hora.

Ponte de Carlos

Praga: todo o romantismo de uma cidade histórica
créditos: Anthony Delanoix/Unsplash

Carlos IV mandou-a construir no século XIV e o estilo gótico está obviamente bem presente. A mais antiga ponte da cidade e a mais famosa do país é conhecida pelos seus pilares decorados com estátuas, entre as quais a de S. João Nepomuceno, a primeira a ser aqui colocada em 1683. Com 520 metros de extensão, a ponte de Carlos foi feita com blocos de arenito, que se diz terem sido fortalecidos com uma mistura de ovos, vinho e argamassa. Mas esta não é a única curiosidade a envolver a sua construção. Reza a lenda que esta começou a 9 de julho de 1357, às 5 horas e 31 minutos em ponto, isto devido à constelação favorável do Sol com Saturno e ao fato de a hora corresponder à linha de números ímpares de 1 a 9 e ao reverso. Diz-se que foi esta combinação numérica que assegurou a resistência, a grandiosidade e admiração.

Teatro Nacional

Praga: todo o romantismo de uma cidade histórica
créditos: Lynx1211/CC BY-SA 4.0

Reserve bilhetes e assista a uma peça, ópera ou bailado neste teatro único do final do século XIX que continua a ser o mais importante palco da capital. Construído com doações de toda a nação, está aberto a visitas durante os fins de semana, durante as quais pode ver as primeiras pedras e o foyer ornamentado pelas obras de Mikoláš Aleš e de outros artistas destacados da época. Uma vez no auditório, erga o olhar para o teto ornamentado por oito quadros de mulheres que representam a Arte.

Um castelo medieval fora do comum e uma ponta recheada de mitologia são apenas duas das razões para fazer uma escapadinha até Praga. Reserve já o seu voo com a TAP e apaixone-se por esta romântica cidade europeia.

Praga ida e volta desde 181€