A Europa está cheia de destinos incrivelmente belos. Mas com tantos locais agradáveis para visitar algumas belezas escondidas acabam por ser ignoradas. É o caso de São Marino, o país menos visitado na Europa. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, São Marino só tinha recebido 60 mil visitantes em 2016, número inferior ao do que qualquer outro país europeu.

São Marino é um dos menores países do mundo, localizado a uma curta distância dos centros turísticos como Florença ou Veneza. A capital (também chamada São Marino) é classificada como Património Mundial da UNESCO. É o lar de conventos dos séculos XIV e XV, um teatro do século XVIII e uma basílica do século XIX. Faz fronteira com as províncias italianas da Emília-Romanha e das Marcas. A sua dimensão é de apenas 61 quilómetros quadrados com uma população estimada em 30 mil habitantes. É também um dos microestados europeus, juntamente com Liechtenstein, Vaticano, Mónaco, Andorra, e Malta.

Entre as principais atrações turísticas, encontram-se o Museo di Stato, formado na segunda metade do século, tem mais de cinco mil peças de materiais históricos e artísticos. Já a Basílica dedicada ao santo padroeiro foi construída em estilo neoclássico. O santuário é decorado com muitas estátuas e pinturas.

A Torre Guaita, também conhecida como primeira torre ou fortaleza, é a mais antiga de todas. Foi, de facto, construído no século XI e, entre as suas várias funções, foi designada como sede da Guarda Fortaleza em 1754 e uma prisão até 1975. As outras duas são Cesta, do século XIII, e Montale, no século XIX. O ponto mais alto é o Monte Titano. Entre os locais recomendados para comer estão o restaurante Vecchia Stazione, Cacao Il Ristorantino, ou o Ritrovo dei Lavoratori.

Além do enquadramento medieval maravilhoso, São Marino também é um país isento de impostos - que é outro atrativo para os turistas. Mesmo com a sua política isenta de impostos, consegue ser um dos países mais ricos do mundo (com base no PIB per capita), de acordo com o Atlas Mundial.

Não há aeroporto em São Marino, o mais próximo é o aeroporto em Rimini. O aeroporto fica a 23,1km de São Marino (cidade) e leva aproximadamente 29 minutos de carro. São Marino é um refúgio perfeito durante todo o ano. Coberto de neve brilhante no inverno ou iluminado pelo sol de verão, é um destino imperdível para qualquer um que deseje conhecer toda a Europa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.