2021 está mesmo a terminar e foi mais um ano complicado para o setor das viagens e turismo. Mesmo assim, melhor do que 2020.

Depois de um arranque muito complicado com o período de inverno e com as novas variantes da COVID-19, a situação no mundo melhorou no final da primavera e prolongou-se até ao final do outono, altura em que as coisas voltaram a complicar-se, desta vez por culpa da variante Ómicron.

Máscaras, gel desinfetante, certificado digital e testes negativos são peças que agora integram as malas dos viajantes, uma realidade a manter-se em 2022.

Sorte que existe a Internet, que nos permite viajar a partir de um ecrã ou planear as próximas férias. A pensar naqueles que ficaram desse lado ao longo deste ano, o Volto JÁ, parceiro do SAPO Viagens, reuniu os 10 artigos preferidos dos utilizadores.

10. ESTAS SÃO AS ATRAÇÕES MAIS DESVALORIZADAS DE CADA PAÍS DA EUROPA. CONSEGUE ADIVINHAR QUAL É A DE PORTUGAL?

Em quase todos os países, há aquela atração turística altamente valorizada, que toda a gente recomenda mas assim que a visitámos ficamos sem saber muito bem porquê.

9. ALDEIAS DO NORTE DE PORTUGAL QUE PARECEM SAÍDAS DE UM CONTO DE FADAS

As aldeias são provas antigas das memórias portuguesas, lugares que parecem do passado, mas cujo presente nos conforta. São lugares de tradições e onde ainda hoje se mantêm vivas, persistindo apesar do tempo.

8. PRAIAS CONHECIDAS POR SEREM "AS MELHORES", MAS QUE NA REALIDADE NÃO SÃO ASSIM TÃO ESPETACULARES. HÁ UMA PORTUGUESA

Quantas vezes sonhou com aquela praia espetacular que viu na Internet, num cartaz de uma agência de viagens ou enquanto puxava o dedo para cima no Instagram? Pois, são esses momentos, em que a expetativa e a realidade colidem.

7. 24 COISAS HORRÍVEIS QUE OS TURISTAS FIZERAM. O MAIS RECENTE CASO FOI EM PORTUGAL

Os turistas, por vezes, são rotulados como intrusivos e ruidosos e, ao mesmo tempo, inofensivos. Porém, existem aqueles que são tão maus que chegam a fazer manchetes na imprensa, como é o caso mais recente em Portugal.

6. A LISTA DEFINITIVA DOS LUGARES MAIS ASSUSTADORES DO MUNDO. E PORTUGAL ESTÁ INCLUÍDO

Há locais que, só por si, nos provocam arrepios na espinha, mas se lhes juntarmos uma pitada de mística e fantasia, são capazes até de nos aterrorizar e tirar o sono durante dias (ou noites) a fio.  Sim, existe um mercado de terror e há quem procure especificamente ficar num quarto assombrado por espíritos ou perder-se numa floresta que ficou conhecida por ser palco de crimes mediáticos.

5. CONTINUAM A CHEGAR FOTOS AO PIOR ÁLBUM DE FÉRIAS DE SEMPRE

Toda a gente procura um destino bonito, com o hotel charmoso, a companhia ideal e uma fotografia para colocar na moldura ou colocar nas redes sociais... mas a vida nem sempre é perfeita, pois não?

4. ESTAS SÃO AS ALCUNHAS DE ALGUMAS DAS MAIORES CIDADES DO MUNDO (PORTUGAL INCLUÍDO). QUANTAS CONSEGUE ADIVINHAR?

Uma alcunha surge, geralmente, por alguma característica marcante, seja pela história, geografia ou povo de uma cidade. Paris, Roma ou Nova Iorque são apenas três exemplos de cidades cuja alcunha é quase tão conhecida como o seu próprio nome.

3. É PARA COMEÇAR O DIA A RIR. AS FOTOS MAIS HILARIANTES ALGUMA VEZ VISTAS NAS PRAIAS

Há viajantes que sentem que ao captar fotografias durante as férias de praia podem comprometer a essência da experiência de viajar. Depois de verem as fotografias que se seguem talvez comecem a partilhar a mesma opinião...

2. VIAJANTES EXPÕEM OS MAIORES ESQUEMAS PARA ENGANAR TURISTAS, INCLUINDO EM PORTUGAL

Em viagem é muito comum deparar-se com situações de esquemas para conseguir tirar o máximo proveito de um turista, que se encontra num estado mais vulnerável no que toca a atenção do que se passa ao seu redor.

1. LUGARES ONDE A GRAVIDADE NÃO FUNCIONA E PORTUGAL FAZ PARTE DA LISTA

De acordo com a lei universal da gravidade, dois corpos atraem-se e é isso o que os mantém unidos à Terra. Mas será que existem lugares no planeta onde tal lei não exista? Há lugares tão extraordinários que são verdadeiras atrações turísticas - incluindo em Portugal - e que atraem curiosos de todo o mundo, muito movidos pela descrença.