Lisboa foi a cidade europeia que recebeu  mais navios de cruzeiro em 2017 e a sexta cidade portuária da Europa com mais emissões poluentes, segundo um novo estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente. Lisboa fica atrás de Barcelona, Palma de Maiorca, Veneza, Civitavecchia (Roma) e Southampton na lista de cidades mais expostas à poluição de navios de cruzeiro.

O documento, revelado pela Lusa e citado pela Renascença, mostra que em 2017 a Carnival Corporation - a maior operadora de cruzeiros de luxo do mundo - emitiu cerca de 10 vezes mais óxido de enxofre nas costas europeias do que os 260 milhões de carros existentes na Europa.

Em Portugal, a associação ambientalista Zero, que é membro da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, defende que a Europa deve implementar rapidamente um regulamento para aplicar em todos os portos europeus e com planos para se atingirem limites de emissão zero nos navios, o que pode ser alcançado através da electrificação associada ao armazenamento de energia proveniente de fontes renováveis.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.