Os meus filhos são grandes fãs do Harry Potter. Ou seja, quando eu estava a planear a nossa viagem a Londres sabia perfeitamente que tinha de incluir a visita aos estúdios do Harry Potter. Valeu a pena!

Até eu, pouco adepta do mundo da fantasia e da ilusão, gostei bastante de lá ter ido e por isso agora recomendo vivamente a todos que reservem um dia só para este passeio. Este lugar, nos arredores de Londres, passou a ser atracção visitável em 2012.

Nos estúdios do Harry Potter temos acesso aos bastidores onde filmaram grande parte das cenas dos oito filmes da saga. Ficamos a entender um pouco melhor todo aquele mundo de mistério e entretenimento.

Durante as filmagens, também recorreram a locais reais em Londres, como é o caso da plataforma 9 ¾ na estação King’s Cross, bem no centro da cidade. Mas aqui, nos estúdios do Harry Potter, estão as casas, a sala de jantar, a cama, as roupas, os objectos. Os segredos e a magia!

À chegada foi preciso ir levantar os bilhetes (já marcados e pagos pela internet) e depois então formar fila para entrar numa sala onde ficaríamos de pé apenas por breves instantes. Foi-nos entregue um passaporte por jovem para carimbar em vários pontos de passagem ao longo da visita.

Harry Potter Studios
créditos: Viajar em Família

Ali à entrada, o cenário que retrata o quarto debaixo das escadas onde Harry Potter dormia em casa dos tios, fez a introdução a este mundo mágico e entreteve os miúdos durante o tempo de espera na fila.

Notem que quando se marcam os bilhetes online, escolhe-se também a hora a que se quer entrar, por isso de 30 em 30 minutos forma-se e entra um grupo diferente.

Numa das paredes, vi a frase “No story lives unless someone wants to listen” de J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter. Que serve para inspirar os visitantes e até fazer acreditar que os aparentes impossíveis acontecem!

Porque, como provavelmente sabem, tudo começou com um livro desconhecido, de uma autora igualmente desconhecida, deixado na última prateleira de uma qualquer livraria. Até ser descoberto e se tornar no estrondoso êxito que já se conhece.

Entrámos num enorme auditório onde assistimos a um pequeno filme com os protagonistas a falarem do seu dia-a-dia nos bastidores das filmagens (durante os dez anos que estiveram juntos entre o primeiro e o último filme).

Depois a tela levantou e finalmante surgiu a grande e fantástica porta de acesso à enorme sala de refeições da escola de Hogwarts!

Porta de entrada
créditos: Viajar em Família

Foi uma sensação completamente incrível! Conseguiu transportar-nos para dentro dos filmes e parecia que estávamos mesmo a participar do processo de selecção das várias equipas… Sem os efeitos especiais dos filmes claro! (tecto estrelado, lembram-se?)

Agora, em vez dos actores principais, estão lá bonecos vestidos a rigor com as roupas usadas nas filmagens. E eu achei impressionante os inúmeros pormenores que foram pensados ao mínimo detalhe.

A partir desta sala, passámos depois para um open space, com diversas exposições e pedaços de outros cenários e também ficámos por nossa conta, gerindo o tempo e a visita como bem nos apeteceu. Apesar de em diversos pontos estarem alguns funcionários dispostos a contar um pouco mais das muitas histórias ou curiosidades daqueles espaços.

Passámos pela zona das simulações onde é possível conduzir um carro e até sobrevoar Londres de vassoura voadora! E pelo espaço onde se aprende truques e palavras mágicas com um professor de varinhas mágicas.

Nos estúdios do Harry Potter, existe ainda uma zona exterior com diversos cenários e objectos emblemáticos, entre os quais o sidecar e o autocarro de três andares com camas, usado pelo Harry Potter e amigos.

Adereços Harry Potter
créditos: Viajar em Família

Foi então uma sucessão de interessantes descobertas (guarda-roupa, caracterização, mobílias, efeitos especiais…) e espantou-me sempre a perfeição e o cuidado com que os adereços foram todos pensados e trabalhados.

E pronto, a partir daqui não conto mais pois considero que há uma certa dose de magia a respeitar e há segredos que não devem ser revelados assim. Apenas vividos ao vivo e a cores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.