Nomeada uma das dez melhores atrações mundiais de 2020 pelo site TripAdvisor, Carhenge foi ideia de Jim Reinders, um engenheiro americano, natural do Nebraska que passou anos a trabalhar na Inglaterra. Enquanto lá estava, visitou o sítio pré-histórico de Stonehenge e ficou fascinado. Foi aí que lhe surgiu a ideia de construir uma réplica, peça por peça do marco de Salisbury Plain, usando algo mais moderno, no seu próprio país.
Sendo o automóvel algo tão icónico na América, pareceu-lhe que fazia sentido substituir as pedras verticais do pré-histórico Stonehenge por velhos automóveis. Quando o seu pai morreu em 1982, Reinders quis encontrar uma maneira de homenageá-lo e resolveu levar por diante a ideia de construir Carhenge.
Assim, em 1987, cinco anos depois do funeral do pai, Jim Reinders, com a ajuda de familiares, concretizou o seu projeto e construiu, com 38 carros, um memorial em homenagem ao seu falecido pai, que cresceu nas terras agrícolas do Nebraska, onde hoje fica Carhenge.
Os carros antigos dos anos 1950 e 1960 (incluindo um Cadillac 1962) foram pintados de cinza com spray, soldados para formar os famosos arcos e colocados nas mesmas posições das pedras da estrutura original.
Carhenge foi concluída bem a tempo do solstício de verão de 1987 e a família comemorou a sua conquista, assistindo a este fenómeno natural, com bebida, poesia e música.
Inicialmente, muitos dos residentes da Alliance opuseram-se a Carhenge, afirmando que era uma monstruosidade. Mas com a ajuda de um membro do conselho da cidade, as preocupações foram sendo postas de parte e o local não apenas permaneceu, como cresceu ainda mais ,com vários artistas a doarem outras criações feitas com carros velhos que agora são exibidos na vizinha Car Art Reserve, localizada no mesmo terreno agrícola.
Com o tempo, Alliance passou a aceitar e a amar a estrutura que, afinal, colocou sua cidade no mapa.
Onde fica exatamente esta peculiar atração?
Carhenge fica ao norte de Alliance, Nebraska, ao longo da Highway 87.
A organização local, Friends of Carhenge, que administra o local há mais de 20 anos, instalou um centro de visitantes em 2006 que hoje recebe anualmente cerca de 80.000 turistas.
Carhenge está aberto aos visitantes durante todo o ano e a visita é gratuita, embora doações sejam bem-vindas. A peculiar atração inclui uma loja chamada Pit Stop, onde os turistas podem comprar uma lembrança para comemorar a sua visita a esta excêntrica instalação artística.
Comentários