Como se formou o Poço de Thor?

O poço era originalmente uma caverna marinha cujo teto desabou por ação da erosão hídrica. Este colapso deixou um buraco circular, com cerca de 6 metros de profundidade, na parte superior e inferior da caverna.

Quando a maré está alta ou há tempestade no mar, as ondas que se aproximam da costa enchem o buraco da antiga caverna de água, fazendo, em certo momento, a “tigela” transbordar e borrifar água sobre as rochas em redor, criando um efeito único e poderoso.

Porque se chama Poço de Thor?

Diz a lenda que o poço foi criado por Thor, o deus nórdico do trovão e das tempestades (que hoje é também um popular super-herói do universo Marvel Comics).

Onde fica o Poço de Thor e como o posso visitar?

O Poço de Thor fica localizado na orla da costa do Oregon, nos Estados Unidos, mais precisamente no Cabo Perpetua, bem na saída da Highway 101.

Do estacionamento da Highway 101 já se consegue ver o Poço de Thor, mas esta maravilha natural ainda está um pouco distante.

Há uma trilha curta que parte do estacionamento e conduz os visitantes até mais perto, para terem uma melhor vista do poço. O caminho é pavimentado e ao longo da trilha existem miradouros para Cook’s Chasm (uma bonita enseada) e para o Poço de Thor. A caminhada do estacionamento até à atração principal é de cerca de 480 metros ida e volta.

No final da trilha, é necessário caminhar por areia e pedras escorregadias e molhadas, por isso é uma boa ideia usar sapatos impermeáveis, com solas anti-derrapantes. 

Melhor altura para visitar

A melhor altura para visitar o Poço de Thor é cerca de uma hora antes da maré alta ou depois das grandes tempestades de inverno, quando a água do mar está mais agitada. O melhor, no entanto, é evitar circunstâncias  climáticas adversas e visitar o poço num dia em que o mar esteja calmo e a maré alta. Isso fornecerá condições mais seguras para o visitante se aproximar desta maravilha natural sem correr riscos desnecessários e também garantirá que o poço se encha com água suficiente para lançar de volta sobre as rochas.

O horário das marés pode ser consultado aqui.

Cuidados a ter quando visitar o Poço de Thor

  • Fique do lado do poço mais próximo da costa. Não é recomendado posicionar-se entre o poço e o oceano.
  • Nunca fique de costas para o oceano porque grandes ondas podem surgir inesperadamente e arrastá-lo para o mar.
  • Mantenha uma certa distância do poço. Não tente olhar para o fundo do Poço de Thor ou chegar muito perto dele. Não há grades de proteção, portanto todo o cuidado é pouco.