Percorra a fotogaleria para descobrir algumas das praias mais bonitas da Europa e o que lhes confere beleza. Descubra ainda qual é a praia portuguesa a fazer parte da lista.

Praia de Navagio – Zakynthos, Grécia

Considerada a praia mais bonita do mundo, esta faixa de areia colocou a Ilha de Zakynthos na rota do turismo mundial. Não existe nenhuma cidade em Navagio, então terá de ficar hospedado na capital, Zakynthos Town, ou em alguma das praias da ilha. Parte do Arquipélago das Ilhas Jónicas, Zakynthos é cada vez mais procurada e está a ficar cada vez mais famosa entre os viajantes que percorrem as ilhas gregas à procura de praias inesquecíveis.

Praia de Bolonia – Tarifa, Cádiz, Espanha

Com quilómetros de praias de areia fina, a província de Cádiz, na região da Andaluzia, no sudoeste da Espanha, é um destino de sonho. Cádiz é a cidade mais antiga da Europa Ocidental e a indomável Praia de Bolonia, com as suas dunas de areia em cascata até à água azul-turquesa, oferece vistas da costa de África, ruínas romanas ao longo da praia, mergulho com snorkel e outros desportos aquáticos, trilhos para caminhadas e bares de praia rústicos para descansar à sombra.

Cala Goloritze – Ilha da Sardenha, Itália

A praia selvagem de Cala Goloritze, na Sardenha, é acessível apenas a pé através de um caminho coberto de sombra e não é nada apropriada para viajantes com mobilidade reduzida ou com carrinhos de bebé. Também é possível chegar a Goloritze de barco. Para preservar este lugar paradisíaco, o acesso à praia é regulado e tem uma taxa de entrada de seis euros por pessoa (com estacionamento gratuito). Para fazer fotos dignas de um postal, faça uma paragem em Punta Salinas, que fica num ponto alto. Cala Goloritze também é uma das praias mais bonitas de Itália e uma das joias mais escondidas do país.

Praia Monolia – Ilha Lichadonisia, Grécia

A verdejante e quase inabitada praia de Monolia, no arquipélago grego da Lichadonisia, é conhecida como as “Bahamas gregas”. Acessível apenas de barco, este “paraíso secreto” isolado é o maior de um complexo de ilhas de uma única formação vulcânica. Tem um restaurante-bar popular entre os visitantes de barco e o bilhete da travessia custa 10 euros ida e volta e inclui o aluguer de uma espreguiçadeira.

Ilha Elafonisi – Creta, Grécia

Com uma das poucas praias de areia cor-de-rosa do mundo, a Ilha Elafonisi é também uma das mais belas da Europa, com águas cristalinas e rasas, areia fina e colorida e uma paisagem espetacular. Localizada na ponta sudoeste de Creta, Elafonisi é uma península alongada, muitas vezes dividida em duas partes pela água, transmitindo a impressão de ser uma ilha separada. É uma área protegida cercada por dunas, narcisos da areia e arbustos de cedro.

Praia de Cauco – Costa Amalfitana, Itália

Este verão, descubra a Costa Amalfitana, através de uma série com algumas das praias mais bonitas da Itália. Positano, Amalfi, Sorrento, Ravello, Praiano, Maiori, Minori são algumas das joias escondidas do país. Spiaggia del Cauco é uma praia secreta e tranquila também chamada de “Praia dos Amantes” pelos habitantes locais, acessível só de barco.

Praia da Marinha – Algarve, Portugal

A Praia da Marinha é considerada não só uma das mais bonitas da Europa, como uma das mais lindas do mundo. Está localizada na famosa região costeira do Algarve, no extremo sul do país, e é caracterizada pelo encontro de falésias de pedra dourada com o azul infinito e profundo do Mar Mediterrâneo. Na Praia da Marinha, esta união da natureza é ampliada devido à altura enorme das rochas e das formas insólitas que a ação do tempo e do oceano lhes concederam.

Ilha de São Nicolau – Budva, Montenegro

É uma pequena porção de terra, ou melhor, de rochas, de apenas dois quilómetros de extensão localizada no Mar Adriático, em frente à cidade de Budva, o balneário mais frequentado de Montenegro. O mar, de tons que variam do verde translúcido ao azul-turquesa, fazem deste lugar o cartão de visita do país e um destino muito popular entre os turistas da região.

Oludeniz – Fethiye, Turquia

Muito popular entre quem salta de parapente, este balneário da cidade de Fethiye é uma joia cercada de montanhas e banhada pelo mar Egeu que poucos turistas conhecem. Os visitantes são, na sua maioria, jovens à procura de emoções, que anseiam ver o mundo das alturas, ou casais ingleses de meia idade, atraídos não só pela beleza do lugar como pelos preços acessíveis. A praia principal de Oludeniz tem o solo formado por pedras grandes e não é nada confortável para andar de chinelos. O melhor a fazer é usar sapatos de mergulho.

Villefranche-sur-Mer – Nice, França

Localizada na área metropolitana de Nice, na mundialmente famosa região da Costa Azul, esta pequena cidade de cinco mil habitantes está localizada no extremo sul de França, quase na fronteira com o Mónaco e a Itália. Ao contrário da agitada e sofisticada praia vizinha, Villefranche atrai os turistas que preferem passeios em família e uma bela paisagem a multidões e preços baixos dos “beach clubs”. A praia aqui ainda é de areia fina, enquanto a de Nice tem pedras pequenas.