Cada cidade tem a sua própria gama de cores. O nível de "azul" depende de vários factores como o ângulo do sol, a cobertura de nuvens e a poluição do ar - talvez seja por isso que muitos turistas preferem destinos de férias famosos pelo seu céu azul.

Mas onde estão os céus mais azuis da terra? 

S Money trabalhou com um investigador de dados para analisar imagens do céu de todas as capitais de nações (bem como das 25 cidades mais populosas dos EUA). Classificando-os de acordo com a escala de cores do CIELAB, descobriram quais as cidades ao redor do mundo têm o céu mais azul. E então descobriram o código de cor hexadecimal de cada céu para mostrar os resultados online.

Lisboa é a 39ª capital com o céu mais azul da Europa

A equipa usou o Google Street View para "navegar" em cada uma das cidades à procura da mancha mais azul do céu. Assim que o tom mais azul do céu foi descoberto, a equipa tirou fotos de dentro do Google Street View. Algumas capitais foram excluídas devido à ausência de qualquer foto do Street View sem cobertura de nuvens.

Com a ajuda do ColorPick Eyedropper, a equipa  começou a identificar o código hexadecimal dos diferentes tons de azul. Para classificar os céus pelo azul, foi feita a conversão dos códigos RGB em CIELAB (o espaço de cores definido pela Comissão Internacional de Iluminação para aproximar a visão humana), o que permitiu isolar a quantidade de azul em cada imagem.
Os dados médios de poluição e qualidade do ar vêm de iqair.com. A OMS calcula a pontuação de AQI (poluição do ar) de uma cidade medindo a densidade de partículas finas e outros produtos químicos no ar.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.