Apesar de ter sido devastada durante a Segunda Guerra Mundial, esta cidade foi abençoada com uma substancial renovação que presta homenagem aos seus fascinantes legados culturais e históricos.

Aninhada no Golfo de Palermo, a cidade está convenientemente localizada no norte da Sicília, com vista para o Mar Tirreno. A mistura única do antigo e novo de Palermo torna o local perfeito para os turistas "mergulharem" numa cidade curiosa que tem algo para todos.

A plataforma de reservas, Booking.com, reuniu uma seleção de dicas, truques e hotéis recomendados para que a sua estadia seja perfeita.

Cattedrale di Palermo

A notável Catedral de Palermo, erguida em 1185 pelo arcebispo de Palermo, Walter Ophamil, testemunha a diversidade cultural da cidade. Arquitetonicamente, o marco serve como um "caldeirão" de influências mouriscas, normandas, góticas e barrocas - o que se reflete na longa história da Catedral. Explore este grandioso edifício e seus belos jardins e, quando terminar de apreciar as suas famosas figuras enterradas, atravesse a rua até ao parque em Villa Bonanno para descansar durante a tarde.

Catacumbas dos Capuchinhos

Para uma experiência verdadeiramente única, faça uma viagem até às Catacumbas dos Capuchinhos, onde pode ver a maior coleção de múmias do mundo. Ao longo de quatro longos corredores de calcário, são cerca de 8.000 múmias penduradas. Aqui pode ver o corpo de Rosalia Lombardo, de dois anos de idade, que morreu em 1920, mas cujo o corpo está tão bem embalsamado que é chamada de "Bela Adormecida". Embora possa parecer um passeio um pouco macabro, é um dos pontos turísticos mais famosos de Palermo.

Mercados ao ar livre

Palermo é conhecida pela sua vida ruidosa nas ruas e isso reflete-se nos mercados da cidade - satisfaça o seu paladar com a melhor comida de rua fresca da Sicília ou simplesmente perca-se num labirinto de paisagens, cheiros e aromas. Enquanto Vucciria é o mercado mais popular entre os turistas, não perca as alternativas Ballaro e Capo e desfrute de algumas iguarias mais tradicionais.

Mergulhe na Ilha Ustica

Se gosta de aventura, apanhe um barco para a ilha vulcânica de Ustica, conhecida como "A Pérola Negra", devido às suas formações rochosas negras. Classificada como zona marinha protegida da Sicília, aqui encontra espécies raras. Também é recomendada para a prática do mergulho, e com a ajuda de profissionais vai poder explorar baías e grutas.

Caminhe pelo Monte Pellegrino

Quando precisar de fazer uma pausa da metrópole de Palermo, faça uma caminhada no Monte Pellegrino para desfrutar de ar fresco e paisagens. A montanha de 600 metros está localizada a uma curta viagem de autocarro. No topo, não será apenas recompensado com vistas panorâmicas deslumbrantes de Palermo e da costa da Sicília, mas também poderá vislumbrar o interior do Santuário de Santa Rosalia - o local de descanso do santo padroeiro de Palermo.

Viva a vida ao máximo

Se procura sofisticação e requinte, dirija-se ao luxuoso Seven Restaurant, com vistas deslumbrantes de Palermo a partir do seu terraço. Desfrute de algumas autênticas bebidas italianas durante o happy hour, às 19h, enquanto relaxa e vê o sol se pôr.

Para animar a sua noite, por que não reservar com antecedência uma ida a uma das mais prestigiadas casas de ópera de Itália, o Teatro Massimo. O local oferece uma infinidade de óperas, ballet e espetáculos.

Como explorar a cidade

A maneira mais fácil de ver os principais pontos turísticos de Palermo é a pé. Uma boa alternativa aos autocarros da cidade, que geralmente encontram-se lotados. Desta forma poderá encontrar igrejas ocultas e "tropeçar" nos locais favoritos dos habitantes de Palermo. Como alternativa, pode andar a cavalo ou numa charrete, que adornam as estradas da cidade.

Onde ficar

Porta di Castro

Num ambiente mais descontraído e jovem, a pousada Porta di Castro está maravilhosamente situada numa casa restaurada que remonta aos anos 1500.

Palco Rooms & Suites

Este hotel boutique futurista e exclusivo é um dos mais apreciados da cidade, pela sua localização já que todos os quartos têm vista para o Teatro Massimo.

Aquarooms

Para o viajante consciente, faça uma estadia nos luxuosos Aquarooms ecológicos, no centro histórico de Palermo. Fabricados com materiais naturais e técnicas de construção biológica, cada quarto foi idealizado para o hóspede relaxar totalmente, composto por uma banheira de hidromassagem e chuveiro sensorial. Idealmente localizado, o Aquarooms fica apenas a 900 metros da Catedral de Palermo e outras atrações importantes estão também à sua porta.

Il Giardino di Ballara B&B

O histórico Il Giardino di Ballaro possui um amplo pátio e jardim, e interiores com arcos de pedra do século XVIII, combinados com móveis modernos e varandas com vista para o jardim. O pequeno-almoço tradicional da Sicília é servido todas as manhãs.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.