JANEIRO

Celtic Connections, Glasgow, Escócia
18 de janeiro a 4 de fevereiro

O festival anual de folk, música de raiz e world music em Glasgow celebra a música celta e as suas ligações com as culturas de todo o mundo. Trata-se do maior festival de música de inverno anual deste tipo e a celebração mais aguardada de música celta no Reino Unido. São mais de 2.000 artistas e 300 eventos em 20 locais, incluindo concertos, ceilidhs (saraus típicos escoceses), palestras, exposições de arte e oficinas.

Lumiere London, Londres, Inglaterra
18 a 21 de janeiro

Mais de 40 artistas britânicos e internacionais transformam a capital do país durante este espetacular festival das luzes com instalações deslumbrantes. Entre os locais escolhidos para o festival estão King's Cross, Regent Street, Oxford Circus, Leicester Square, Mayfair, Piccadilly, St James's, Fitzrovia e Westminster. Em 2018, as novidades são eventos agendados em Covent Garden, Victoria, South Bank e Waterloo.

Up Helly Aa, Shetland, Escócia
31 de janeiro

O Up Helly Aa é uma tradição que começou nos anos 1880. Evento anual realizado em Shetland, é o maior festival de fogo na Europa e envolve uma procissão de tochas, a queima de um barco viking e uma ceilidh (sarau) que segue noite dentro. O festival celebra o fim do inverno e o início da primavera.

FEVEREIRO

Jorvik Viking Festival, York, norte de Inglaterra
12 a 18 de fevereiro

Jorvik Viking Festival
créditos: Visit Britain

A celebração anual das raízes vikings de York acontece por toda a cidade e é reconhecida como o maior Viking Festival da Europa. Mais de 40.000 visitantes aproveitam o encontro, que reencena as tradicionais “jolablot”, celebrações que os vikings faziam durante o mês de fevereiro para anunciar a chegada da primavera e a sobrevivência à dureza do inverno.

MARÇO

Desfile Nacional de St David's Day, Cardiff, sul do País de Gales
1 de março

As ruas da capital galesa festejam St. David e todas as tradições galesas. Não perca os eisteddfods, as celebrações tradicionais da cultura e música locais.

St Patrick's Day, Irlanda do Norte e várias zonas do Reino Unido
17 de março

O dia do santo nacional da Irlanda é celebrado à moda local com festivais, desfiles, carnaval e espetáculos em vários locais da Irlanda do Norte.

FT Weekend Oxford Literary Festival, Oxford, Inglaterra
17 a 25 de março

Mais de 350 escritores marcam presença nesta famosa universidade para discutir literatura, política, história, meio ambiente e gastronomia num festival de oito dias sediado no Christ Church College, que fica entre o Tudor Hall e os claustros da universidade. Os visitantes podem reservar caminhadas literárias, almoços e jantares com autores importantes. Desde 2008 que um curso de escrita criativa também faz parte do programa.

ABRIL

London Marathon, Londres, Inglaterra
22 de abril

A Virgin London Marathon é um evento gigantesco para atletas e público. A corrida não só é um desafio físico como também um dos maiores eventos beneficentes do mundo. É também uma das cinco maratonas que incluem o grupo das World Marathon Majors.

St George’s Day, Inglaterra
23 de abril

O St. George’s Day celebra o santo padroeiro de Inglaterra com atividades que incluem festivais, caça a “dragões” e banquetes medievais.

Celebrações do aniversário de Shakespeare, Stratford-upon-Avon, região central de Inglaterra
22 e 23 de abril

Todo o ano, um evento de características únicas acontece em Stratford-upon-Avon para marcar o aniversário do maior dramaturgo do mundo, William Shakespeare. As comemorações de aniversário são uma tradição de mais de 200 anos e acontecem no fim de semana próximo ao aniversário do bardo, a 23 de abril.

MAIO

Highland Games, Escócia
De maio a setembro

Highland Games
créditos: Visit Britain

Cerca de 100 jogos e encontros acontecem nas Highlands da Escócia anualmente. Cada um tem a sua própria mistura de música de gaita, eventos desportivos e dança.

Whisky Month, Escócia
Durante o mês de maio

Maio é o Mês do Uísque, com uma série de eventos de sessões de degustação da bebida a experiências de bastidores, passando por tours em destilarias.

Brighton Festival, Brighton, Inglaterra
5 e 27 de maio

Diversidade, criatividade e pensamento inovador marcam a cidade de Brighton. O festival anual celebra este espírito pioneiro e experimental. Atualmente um dos mais importantes festivais de arte da Europa, o Brighton Festival teve a sua primeira edição em 1967. Desde então, muita música, teatro, dança, circo, arte, cinema, literatura, debates e eventos familiares acontecem em vários pontos de Brighton e Hove.

Casamento real - Príncipe Harry e Megan Markle, Windsor, Inglaterra
19 de maio

Castelo de Windsor
créditos: Visit Britain

A St. George’s Chapel, no Castelo de Windsor, irá sediar o Royal Wedding (casamento real) entre o Príncipe Harry e Megan Markle. Windsor, um castelo de 900 anos de história localizado a cerca de 30 minutos a oeste de Londres, é o refúgio de fim de semana favorito da rainha e um dos principais destinos turísticos da realeza no Reino Unido. O castelo foi descrito como “um lugar especial” para o casal Harry e Meghan, que o visita regularmente desde que o namoro começou, há um ano e meio.

Football Association Cup Final, Wembley Stadium, Londres, Inglaterra
19 de maio

A FA Cup, a mais antiga liga nacional de futebol do mundo, é uma das grandes instituições desportivas do país. A história e a tradição da competição e a pompa da final são familiares para milhões de britânicos e fãs do futebol em todo o mundo.

Birmingham Pride, Birmingham, região central de Inglaterra
26 e 27 de maio

A segunda maior cidade da Inglaterra abriga anualmente a sua parada gay, um espetáculo colorido da cultura gay, lésbica, bissexual e transgênero.

JUNHO

Aniversário da Rainha /Trooping the Colour, Londres, Inglaterra
9 de junho

Trooping the Colour é o nome que se dá ao desfile de celebração oficial do aniversário da Rainha Isabel II. Também conhecido como o "Desfile de Aniversário da Rainha", é uma festiva exibição militar com mais de 1.400 oficiais em uniformes cerimoniais, 200 cavalos e 400 músicos. A rainha participa sempre na cerimónia, que acontece no Horse Guards Parade, atrás de Whitehall, em Londres.

Royal Ascot, Berkshire, Inglaterra
14 a 18 de junho

O Royal Ascot estabeleceu-se como uma instituição nacional e um marco no calendário social britânico. É também o local mais famoso do mundo para receber os melhores cavalos de corridas de vários países. Não faltam tradição, pompa, moda e estilo, além de cerca de 6,5 milhões de libras em prémio em dinheiro distribuídos nas 30 corridas ao longo de cinco dias.

The Great Exhibition of the North, Newcastle Gateshead, Inglaterra
21 de junho a 19 de setembro

Newcastle e Gateshead irão receber a grande exposição do Norte: como o nome já diz, trata-se de um evento de arte, cultura, design e inovação do norte de Inglaterra. A abertura dos 77 dias de exposição vai acontecer durante uma cerimónia no Quayside, no qual uma ponte sobre o Rio Tyne será toda iluminada por drones. Durante o evento, três percursos pedestres temáticos irão guiar os visitantes aos vários locais e atrações: são eles o Arts Circuit, o Design Circuit e o Innovation Circuit. A galeria de arte Baltic irá convidar cinco artistas do norte e cinco internacionais para criar trabalhos alusivos aos temas da exposição.

Stonehenge Summer Solstice, Wiltshire, Inglaterra
21 de junho

Todos os anos, visitantes de várias partes do planeta vêm a Stonehenge para celebrar o Solstício de Verão e ver o sol nascer sobre as pedras ali dispostas há milhares de anos. É o dia mais importante do ano em Stonehenge e uma época verdadeiramente mágica para conhecer o local. A celebração reúne desde as tribos new age de Inglaterra às famílias mais tradicionais, passando também por turistas.

Isle of Wight Festival, Ilha de Wight, Inglaterra
21 a 24 de junho

Isle of Wight Festival
créditos: Visit Britain

Esse famoso festival de música, que acontece numa ilha na costa sul de Inglaterra, tem uma impressionante herança musical. Ali tocaram, entre outros, Bob Dylan (em 1969) e Jimi Hendrix (que subiu ao palco em 1970). Entre as atrações mais recentes estão The Who, Queen + Adam Lambert, Stereophonics e Faithless.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.