Rota do Vale de Güvercinlik ao Museu ao Ar Livre de Göreme

Rota da Capadócia
Rota da Capadócia Rota da Capadócia créditos: goturkiye.com

Um dos destinos mais conhecidos da Turquia é a Capadócia. Mais associado ao balonismo do que ao ciclismo, esta região oferece sete rotas especialmente criadas para bicicletas de montanha. A rota do Vale de Güvercinlik ao Museu ao Ar Livre de Göreme parte do Castelo de Üçhisar, famoso pelas suas incríveis vistas panorâmicas, e segue caminho atravessando o Museu ao Ar Livre de Göreme, o Vale de Meskendir e a localidade de Çavuşin. Este vale, também conhecido como o Vale dos Pombos, é famoso pelos seus percursos pedestres rodeados por paisagens pitorescas.

Rota da Via Lícia à praia de Maden

A Via Lícia conta com mais de vinte maravilhas naturais e cidades antigas como Fethiye, Ölüdeniz, o Vale das Borboletas, a baía de Kabak, Kalkam, Kaş, Kekova, Demre, Patara, a montanha de Olympos, Çıralı ou o desfiladeiro de Göynük. Criada especialmente para bicicletas de montanha, a rota da Via Lícia à praia de Madem, no distrito de Kemer de Antália, é um percurso de 18 km que se eleva 1115 metros acima do nível do mar e termina na baía de Madem, um tesouro mediterrânico que oferece diversas atividades, como caminhadas, natação, mergulho e excursões a grutas. Este itinerário também pode ser percorrido a pé.

Rota da Casa da Virgem Maria a Éfeso

O Templo de Artemisa está entre os locais mais emblemáticos da antiga cidade de Éfeso. créditos: Pixabay

Com início na Casa da Virgem Maria, a 9 km de Selçuk, esta rota termina na antiga cidade de Éfeso, que data do ano de 6000 a.C., e é um lugar declarado Património da Humanidade pela UNESCO e considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. O itinerário parte de uma altitude de 414 metros e desce até aos 350 metros em 5 km, levando os ciclistas por uma viagem pela história: desde um centro sagrado do cristianismo até uma das cidades mais importantes da antiguidade.

Rotas de Köyceğiz, Ortaca e Dalaman

Em Muğla, um dos grandes destinos turísticos da Turquia, as rotas de Köyceğiz-Ortaca-Dalamam oferecem um passeio relaxado pela sua incrível natureza. O clima da zona permite pedalar durante todo o ano e a sinalética de orientação está disposta segundo as normas internacionais. Assim, em 2018 criaram-se 22 percursos no âmbito do Eco Trails dos quais 15 estão vocacionados para bicicletas de montanha e sete para elétricas. Alguns dos pontos por onde passam são o centro do distrito de Ortaca, a ribeira Dalamam, a praia de İztuzu ou a praia de Sarıgerme, com bandeira azul, e importantes zonas de desova das tartarugas Caretta Careta.

Rota dos Bosques do Lado Europeu de Istambul

Floresta de Belgrado
Floresta de Belgrado Floresta de Belgrado, na Turquia. créditos: goturkiye.com

Istambul conquistou visitantes durante séculos, atraídos pela sua localização única, como ponto de encontro entre a Ásia e a Europa. A Istambul de hoje, destaca-se pela sua história, pela sua cultura e pela sua arte antiga e moderna. Além das compras e da sua gastronomia, a metrópole oferece rotas dedicadas às bicicletas elétricas e de estrada. Situados nos bosques da parte europeia, os caminhos também abarcam a costa da Anatólia e a Europa ao longo das águas do Bósforo. Desde a margem europeia do Bósforo até ao Bosque de Belgrado, considerado o «pulmão da cidade», os ciclistas podem desfrutar de uma nova perspetiva de Istambul.