A cerca de 45 minutos de comboio desde Banguecoque, encontra-se a cidade de Ayutthaya, antiga capital do Reino de Sião. Essa proximidade leva a que vários turistas optem por ir apenas passar um dia a esta cidade, mas nós garantimos-te que Ayutthaya tem tudo para te fazer ficar lá por alguns dias.
Esta pode ser a pausa perfeita entre cidades maiores e mais movimentadas como Banguecoque e Chiang Mai, por exemplo, e mesmo que não estejas muito interessado em ruínas podemos dizer-te, quase com toda a certeza, que vais gostar. Nós passamos os dias a passear de bicicleta por entre os magníficos templos do sítio arqueológico e a relaxar nos seus jardins. Em Ayutthaya, as pessoas foram sempre genuinamente simpáticas connosco, recebendo-nos de braços abertos. Até nos juntámos a elas para uma partida de futebol e para passar os nossos fins de tarde a jogar pitanga.
O complexo histórico de Ayutthaya fica numa espécie de ilha onde três rios se encontram e lá poderás fascinar-te com os enormes pagodes, templos com mais de 500 anos que resistiram a invasões e a cheias, e imponentes imagens de Buda onde ainda hoje se prestam orações e devoção.
Ayutthaya é muito tranquila e segura, a sua dimensão permite que a possas explorar de bicicleta – facilmente encontras onde alugar uma por preços bem simpáticos – e, o melhor de tudo, sem aglomerados de turistas a qualquer hora do dia.
Uma das coisas mais curiosas em Ayutthaya é a cabeça de Buda que está presa entre raízes de uma árvore que não se sabe muito bem como foi lá parar. Esta encontra-se no templo Wat Mahathat. Mas existem muitos outros que tornam este complexo bem interessante! Exemplos disso são o Wat Phra Sri Sanphet, famoso pelas suas três construções brancas lado a lado, o Wat Lokkayasutha com o seu Buda reclinado ou o Wat Phanan Choeng com um Buda dourado de 19 metros.
Descobrimos também que os portugueses foram os primeiros europeus a chegar a Ayutthaya e que por lá deixaram a sua marca. Hoje existe ainda a Vila Portuguesa onde se vêm construções feitas com traços e técnicas deixadas pelos tugas e onde ainda se confecionam algumas iguarias portuguesas, como os fios de ovos que se misturaram na gastronomia e doçaria tailandesa.
Portugal e Ayutthaya estabeleceram laços desde o século XVI… e no que toca a nós, essas boas relações mantêm-se!
Se quiseres saber mais sobre a nossa passagem pela Tailândia podes encontrar as nossas histórias aqui e não deixes de seguir as nossas aventuras no Facebook ou Instagram.
Comentários