Esta pequena vila de conto de fadas, localiza-se nos alpes austríacos, mais concretamente na região montanhosa de Salzkammergut. Às margens do lago Hallstätter See, “esconde-se” uma pérola com o nome Hallstatt.

Foi declarada, em 1997, Património da Humanidade pela UNESCO e, apesar de ser pequena em dimensão, é enorme em beleza e muito charmosa! Além de possuir paisagens cinematográficas, Hallstatt também é um lugar cheio de história. A vila é conhecida pelas minas de sal na região, que são exploradas há milhares de anos. Inclusive, a mina de sal considerada como uma das mais antigas do mundo fica acima do centro histórico da vila.

Quando visitar Hallstatt

Na nossa opinião, não há melhor nem pior altura para visitar Hallstatt. Independentemente da época do ano, vai ficar rendido à vila.

No inverno, por ser uma região montanhosa, vai encontrar Hallstatt coberta de neve. Para quem gosta de frio e apreciar as montanhas e os telhados vestidos de branquinho, é a altura ideal. Tem a desvantagem de os dias serem mais curtos e não ser o tempo ideal para fazer trilhos.

No outono, os tons acastanhados apoderam-se das montanhas e as temperaturas são mais amenas, sendo a altura ideal para fazer caminhadas e apreciar a natureza no seu estado mais puro.

Já na primavera ou no verão as temperaturas são mais altas e os dias mais longos, contudo a vila fica mais lotada. Nós fomos no início de junho e fomos recebidos com paisagens verdejantes e um sol radiante.

Hallstatt
Hallstatt é um lugar que pode ser visitado em qualquer altura do ano créditos: Viver o Mundo

Quantos dias ficar em Hallstatt

Dá para conhecer Hallstatt em apenas um dia, uma vez que a cidade é muito pequenina e dá para percorrer tudo a pé (ou de funicular). Foi exatamente isto que fizemos. Bem cedinho, saímos de Salzburgo e regressámos ao final do dia. No entanto, caso queira explorar as regiões à volta, aconselhamos a pernoitar na vila e a ficar mais dias.

Como chegar a Hallstatt desde Salzburgo

É possível chegar a Hallstatt de vários pontos da Áustria, mas sem dúvida alguma (e por uma questão de proximidade) o melhor ponto de partida é Salzburgo.

A maneira mais rápida e mais cómoda para chegar a Hallstatt é alugar carro. No entanto, é uma alternativa mais dispendiosa. Conte ainda em pagar cerca de 6€ - 10€ de estacionamento por dia.  A viagem dura cerca de 1h30. Veja aqui, com os preços mais competitivos.

Se preferir, e por ser mais cómodo, pode visitar Hallstatt através de uma excursão. Tem a vantagem de conhecer tudo com o guia, tornando a visita ainda mais interessante.

A outra forma, não tão prática, mas mais barata é ir de transportes públicos. Foi esta a opção que escolhemos e não poderia ter corrido melhor. Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, é muito fácil e vamos explicar direitinho como fazer.

Em primeiro lugar deve saber que não existem transportes públicos diretos de Salzburgo para Hallstatt. Terá sempre de fazer uma combinação de transportes e a viagem, naturalmente, demora mais tempo (cerca de 2h30 para cada lado). Neste site consegue ver todas as possíveis rotas, e de acordo com os horários, escolher a melhor viagem para si. Nós usámos e abusámos desse site para encontrar a melhor solução para chegar a Hallstatt e devemos confessar que parece mais difícil do que é. Passamos a explicar como fizemos:

• Apanhámos o autocarro nº 150 em Salzburgo, na paragem Sbg Hauptbahnhof (pode optar por outra paragem que seja mais perto do seu hotel), às 7h15.
  • Saímos em Bad Ischl Bahnhof (Busterminal). O autocarro chega às 8h45 (a viagem dura 1h30).
  • Daqui tem duas opções: comboio + barco ou mais dois autocarros. Escolhemos a primeira opção por duas razões: os horários eram mais coincidentes e apanhando o barco conseguíamos ver Hallstatt de outra perspetiva.
    Assim sendo, já em Bad Ischl Bahnhof, apanhámos o comboio REX 4408, com destino a Stainach-Irdning Bahnhof, às 9h03 (a paragem do autocarro é mesmo ao lado da estação dos comboios).
  • Saímos em Hallstat Bahnhof, às 9h24 (a viagem de comboio dura 30 minutos).
  • Ali é só descer uma pequena rua até ao barco. Os horários dos barcos são coincidentes com os do comboio, pelo que já estará à sua espera. Desta margem do rio conseguimos ver Hallstatt de “frente” e é muito emocionante!

Comprámos os bilhetes online neste site. O preço do autocarro + comboio ficou a 15€/pessoa. O barco paga-se no momento e fica em 3,50€/pessoa (penso que não aceitam multibanco). No total, a viagem de Salzburgo para Hallstatt ficou a 18,50€ por pessoa (ida). Para regressar a Salzburgo, o processo é exatamente o mesmo, mas no sentido inverso.

Hallstatt vista a partir da água créditos: Viver o Mundo

O que fazer em Hallstatt

A verdade é que não há propriamente um roteiro turístico nem grandes atrações em Hallstatt, porque a pequena vila já é o ponto turístico. A melhor forma de conhecer é deambular pelas ruelas e ir ao sabor do vento. Do início ao fim vai sentir-se num verdadeiro conto de fadas, onde o lago espelha as belíssimas montanhas em seu redor.

Chegámos perto das 10h, e ainda conseguimos conhecer uma Hallstatt calma, sem grandes multidões. Decidimos então, que o primeiro local que iríamos visitar era o famoso miradouro Classic Village Viewpoint (Aussichtspunkt Hallstatt).

Eis que chegámos ao tão aguardado cartão postal da vila… que vista soberba! A belíssima perspetiva da vila com a igreja evangélica com o lago e as montanhas como pano de fundo jamais irá sair da nossa memória.

A vista mais conhecida da vila créditos: Viver o Mundo

Depois de muitas fotografias, chegara a hora de conhecer a Igreja Católica (Pfarrkirche Mariä Himmelfahrt). O seu interior é muito bonito. Como se localiza num nível superior, é necessário subir umas escadas um pouco inclinadas e passar por um pequeno túnel.

No entanto, apesar de valer a pena conhecer esta igreja, o interesse maior recai sobre o pequeno cemitério que fica mesmo ao lado, o Friedhof. Pode soar estranho a visita a um cemitério, mas este está particularmente bem cuidado e a paisagem envolvente faz-nos até esquecer que se trata de um cemitério.

Ainda no mesmo local, é possível visitar a Capela dos Ossos (Beinhaus). Este ossário foi criado no século XII, onde encontramos uma coleção de 1200 crânios, alguns artisticamente pintados. Uma vez que o cemitério de Hallstatt é muito pequeno, tiveram de desenterrar cadáveres para sepultar outros. Assim sendo, iniciaram uma tradição de pintarem simbolicamente os crânios desenterrados com nomes e datas de nascimento e do falecimento, de forma a serem recordados. A entrada tem um custo de 1,50€ por pessoa e não é possível fotografar o seu interior.

Dali rumámos ao centro histórico de Hallstatt, mais concretamente à Praça do Mercado (Marktplaz). Esta é a parte central da vila e onde acontecem todos os eventos tradicionais. No centro da praça há uma estátua da Santíssima Trindade e alguns banquinhos para relaxar. Ao redor da praça há vários edifícios que albergam cafés, restaurantes, lojinhas de souvenir e hotéis.

Ali perto encontra-se a Igreja Evangélica (Evangelische Pfarrkirche). Esta é talvez a imagem que define Hallstatt e faz parte do seu cenário mais fotografado. O seu interior é muito pequenino, mas é bem charmosa.

Dali seguimos, literalmente, sem rumo. Passeámos muito pelas ruas bonitas, apreciando as casas antigas com varandas de madeira. Subimos, descemos… quanto mais andávamos mais queríamos conhecer.

Passámos ainda pelo Hallstatt Museum, com exposições que retratam a história da vila e das suas minas de sal. Acabámos por não visitar, mas se pretender conhecer tem aqui todas as informações.

Continuámos a caminhar pela rua principal de Hallstatt, às margens do lago, e depois de uma bela caminhada chegámos ao Badeinsel Hallstatt. Trata-se de um parque infantil, no sentido oposto ao centro da vila e permite ter uma visão mais ampla da vila.

Após a visita a todos este locais, tínhamos dois planos em mente. Um deles era subir até Hallstatt Skywalk (Welterbeblick). Este miradouro encontra-se mesmo por cima da vila e conta com uma plataforma que proporciona um bonito panorama do lago. Existem duas maneiras de lá chegar: a pé (caminhada de 1 hora) ou de funicular. Como não tínhamos esse tempo todo, decidimos ir espreitar os preços do funicular. Mas logo desistimos da ideia, porque a viagem de funicular (subir e descer) custa 20€ por pessoa. Apesar de acharmos que a vista seria soberba, achámos muito caro!

Seguimos viagem e o plano seguinte era andar de barco e navegar durante meia hora pelo lago Hallstätter See. Mas infelizmente (ou felizmente, já vão perceber porquê) não tínhamos dinheiro connosco e não aceitavam multibanco.

Assim sendo, mudámos todos os planos e sem pensar muito decidimos visitar outro lago da região. Apanhámos dois autocarros (543 + 542) e tivemos outra surpresa maravilhosa. Chegámos ao Lago Gosausee, que fica a cerca de 20km de Hallstatt. Como se não bastasse o dia incrível que tínhamos tido, acabar aqui foi a cereja no topo do bolo!

Estivemos lá apenas uma hora. Tempo suficiente para nos apaixonarmos pela água límpida e pelas enormes montanhas que o rodeiam. Que lugar maravilhoso (e que bela mudança de planos). Aconselhamos uma visita, sem dúvida.

O que visitar em Hallstatt com mais tempo

Além dos locais incríveis acima mencionados, há outras coisas igualmente belas a conhecer nas regiões próximas de Hallstatt. São elas:

• Grutas de gelo em Dachstein. Existem duas grutas naturais: Rieseneishöhle (a gruta de gelo gigante) e Mammuthöhle (a gruta do mamute).
  • Miradouro 5 Fingers. Este miradouro em formato de mão, foi construído a uma altura de 2 108 metros proporcionando uma vista maravilhosa sobre os Alpes.
  • Minas de sal Salzwelten. Esta é a mina de sal mais antiga do mundo, sendo uma das atrações mais concorridas em Hallstatt.

Podem consultar os horários e preços atualizados no site oficial.

Artigo originalmente publicado no blogue Viver o Mundo

Encontre no Instagram mais inspiração para as próximas escapadinhas