
O Panamá é um paraíso tropical que hospeda algumas das espécies mais diversas e exóticas de animais e plantas do planeta. Devido à sua posição geográfica, o país serve como um corredor biológico que liga a América do Norte e do Sul. Quase totalmente coberta de floresta tropical, com florestas montanhosas e manguezais, abriga mais de 10.444 tipos de plantas, 255 espécies de mamíferos e 972 espécies de aves. Uau!


Um pouco cansados de informação repetitiva espalhada na internet, e sem tempo para grandes pesquisas, deixámo-nos levar pelo nosso wanderlust, confiámos que tudo ia correr bem e relaxámos.
Imaginámos que o nosso grande trunfo seria a natureza. E não nos enganámos! Para famílias aventureiras, viajar para o Panamá com crianças é uma experiência inesquecível. Desde caminhadas na selva, a passeios de observação da vida marinha (até baleias Jubarte, se forem a partir de junho) e passeios de barco entre as ilhas do Caribe - existem inúmeras maneiras de explorar as maravilhas naturais deste país.


Depois de conhecer a cosmopolita Cidade do Panamá, os seus arranha-céus brilhantes, o Canal com o mesmo nome e as históricas ruas de Panama Viejo, agarrámos nas mochilas e partimos para zonas mais calmas.
O arquipélago caribenho de Bocas del Toro oferece alguns lugares de praia incríveis em águas muito calmas. É um santuário de beleza natural composto por nove ilhas principais e centenas de ilhotas. A melhor maneira de conhecer a cadeia tropical de ilhas é apanhar uma lancha de madeira na cidade de Bocas, e saltar de uma ilha para outra. Descobrirão praias paradisíacas, vida marinha exótica, os recifes de corais das Ilhas Zapatilla, lagos subterrâneos e golfinhos a nadar ao longo das margens, onde as ondas quentes encontram os labirintos de mangue.

Santa Catalina é outra localidade que merece uma visita. Trata-se de uma vila na costa do Pacífico, mesmo em frente a um arquipélago composto por 38 ilhas, incluindo o deslumbrante parque marinho de Isla Coiba. Conhecida pelo mergulho, é semelhante a algumas das Ilhas Galápagos do Equador, graças à vida subaquática exótica extremamente diversa.
Dos mares turquesa claros às plantações de café e florestas de nuvens de Chiriquí, o Panamá pode ser tão descontraído ou emocionante quanto desejarem.

Com uma infinidade de ilhas desertas, águas calmas do Caribe de um lado e monstruosas ondas do Pacífico do outro, o Panamá está preparado para proporcionar o melhor da vida na praia. E todo um outro mundo começa onde as ondas rebentam na areia. Aproveitem para mergulhar com tubarões-baleia no Pacífico, mergulhar com snorkel nos recifes de mil cores de Bocas del Toro. No meio disto, o surfista cá de casa estava extasiado com ondas de classe mundial quase só para si.

Vamos criar o álbum de viagens mais belo do mundo?
Lançamos um novo desafio aos nossos utilizadores: queremos conhecer as vossas melhores memórias de viagens.
Enviem por e-mail - sapo.viagens@sapo.pt - uma fotografia, com uma breve descrição a acompanhar, da melhor viagem que fizeram. Aquela que vos marcou de uma forma única e que vos vem sempre à cabeça quando alguém pergunta: qual foi a melhor viagem que já fizeram? Não se esqueçam de referir: lugar e data (mês e ano) da viagem.
ou
Partilhem a fotografia, com a devida descrição, via Instagram, usando a hashtag #albumsapo. Podem também continuar a usar a nossa tag habitual #sapoviagens.
Como já fizemos com o desafio Da minha janela, vamos destacar as melhores imagens através de galerias de fotos e os melhores relatos vão ser destacados em artigos como este.
Vamos a isso? Contamos com a vossa colaboração.
Comentários