As praias a perder de vista são um dos seus principais atrativos. Mas esta cidade da Costa Blanca tem muito mais a oferecer. Um castelo com raízes muçulmanas, ruas pitorescas e verdadeiros tesouros para os amantes da natureza são apenas outras das boas razões para visitar Alicante.

De Postiguet a Albufereta

Alicante: os encantos da Costa Blanca
créditos: Julian Dik/Unsplash

É indiscutível que os turistas são atraídos a Alicante sobretudo pelas suas praias. Mesmo no centro, no sopé da montanha Benacantil, está a Playa del Postiguet. Esta praia enorme estende-se por toda a cidade, chegando até à vizinha San Juan. Se viajar durante os meses mais quentes, e quiser fugir aos muitos veraneantes que aqui se encontram, o melhor será apostar numa caminhada pela Explanada de España e decerto conseguirá um cantinho menos agitado para estender a toalha. Depois de um dia de praia, desfrute do pôr do sol na marina e aproveite para visitar as barraquinhas ao longo do passeio marítimo. Joias, malas e tapetes são apenas dos artigos que por aqui se vendem. Uma excelente opção para quem não resiste às compras e leva sempre recordações na bagagem quando regressa a casa.

Alicante: os encantos da Costa Blanca
créditos: Alberto Gasco/Unsplash

A 13 quilómetros da zona antiga da cidade fica a Playa de San Juan. Facilmente acessível de transportes públicos, esta é possivelmente a praia mais conhecida de Alicante. Galardoada com bandeira azul, oferece uma série de infraestruturas desportivas e de lazer, como parques infantis, equipamento de fitness, campos de voleibol e mini-espaços para os fãs do futebol. Entre um banho de sol e um mergulho, vale ainda a pena experimentar as modalidades aquáticas aqui disponíveis. Windsurf e SUP são apenas duas delas. Outra sugestão é La Albufereta, no nordeste da cidade, junto ao sítio arqueológico de Tossal de Manises. Para além da praia, vale a pena dar atenção à reserva natural de Serra Grossa. Falcões, raposas e gatos selvagens podem ser avistados entre os ciprestes e os agaves.

O Castelo

Alicante: os encantos da Costa Blanca
créditos: Andrew Katma/Unsplash

Uma viagem a Alicante não deve deixar de fora o Castelo de Santa Bárbara. Originalmente um alcácer islâmico do século IX, foi conquistado pelo príncipe Alfonso de Castela aos Mouros, a 4 de dezembro de 1248, dia da santa que acabaria por lhe dar nome. Mais tarde, já durante o reinado de Filipe II, sofreu uma renovação ao estilo renascentista. Uma das maiores fortalezas medievais espanholas, está entre os monumentos mais visitados do país vizinho. Para a popularidade contribuem os seus salões e as vistas de cortar a respiração desde os 166 metros de altura do monte Benacantil onde está erigido. A imagem deste a partir da praia lembra uma face, o que fez com que fosse chamado ‘a cara do mouro’ e se tornasse um dos ícones da cidade. A fama do castelo é relativamente recente. Votado ao abandono durante séculos, só em 1963 foi aberto ao público. Nesse mesmo ano foram inaugurados dois elevadores que fazem um passeio dentro da montanha.

A zona histórica

Alicante: os encantos da Costa Blanca
créditos: Atila Suranyi/Unsplash

Foi, pois, aos pés desta fortaleza que se ergueu a antiga cidade amuralhada. Percorra as suas ruas estreitas e pitorescas, mas não deixe de parar em alguns dos monumentos mais emblemáticos. É o caso da igreja de Santa Maria, um templo gótico do século XVI construído sobre uma antiga mesquita árabe. Mesmo em frente está o Museo Casa de la Asegurada, edifício datado do século XVII que alberga uma rica coleção de arte contemporânea. Joan Miró, Pablo Picasso e Eduardo Chillida são alguns dos mestres que marcam presença. Siga depois até à Plaza del Ayuntamiento, onde impera a Casa Consistorial. Não muito longe encontra dois edifícios a incluir no roteiro: o colégio da Companhia de Jesus e a Concatedral de San Nicolás. Terminado em 1662, o templo apresenta uma mistura dos estilos herreriano e barroco, destacando-se no interior um claustro do século XV.

Uma vez no centro, visite o Mercado Central, onde vale a pena provar os melhores presuntos a preços bem simpáticos. Descanse do repasto na Plaza 25 de mayo, está a placa que assinala o bombardeamento da Itália fascista à cidade, que causou mais de trezentas vítimas civis em 1938. Por curiosidade, sabia que o pitoresco centro de Alicante já conquistou Hollywood, tendo servido de cenário a filmes como Astérix e Obelix e O Conselheiro?

Tabarca e Altea

Alicante: os encantos da Costa Blanca
créditos: Brett Hodnett/CC BY-SA 2.0

Tire um dia para trocar a cidade por dois destinos próximos, que vão certamente surpreender. Um deles é Tabarca, a única ilha habitada da costa da Comunidade Valenciana. Apanhe um dos barcos no porto de Alicante e tire o melhor partido da viagem. As águas em redor da ilhota estão recheadas de fauna e flora, tendo mesmo sido declaradas Reserva Marinha do Mediterrâneo. Uma vez em Tabarca, vale a pena apreciar a cidade com as suas casas caiadas de branco, a muralha do século XVIII e a antiga igreja.

A 40 minutos de carro desde Alicante, Altea dá-lhe as boas-vindas na labiríntica Cidade Antiga, conhecida como Casco Antiguo. O casario pitoresco e a igreja azul e branca da Plaza Iglesia merecem que tire a câmara da mochila. Faça uma pausa num dos cafés bem típicos e aproveite para aumentar a lista de recuerdos nas lojas de artesanato, joalharia e cerâmica. A não perder em Altea são os seus vibrantes mercados de rua, onde encontra de tudo um pouco. Dê ainda um salto às praias urbanas e caso viaje com crianças, passe um dia no parque aquático nas imediações da cidade. Caso seja amante da natureza, inclua a Sierra Helada nesta visita. A montanha alberga um parque natural, com vistas fantásticas sobre o Mediterrâneo. Mas atenção que a caminhada até aos 439 metros acima do nível do mar, apesar de muito compensadora, não é para todos.

Arroz para todos os gostos e o doce torrão

Alicante: os encantos da Costa Blanca
créditos: Jonathan Pincas/CC BY 2.0

Nenhuma viagem a Alicante fica completa sem a prova dos seus deliciosos arrozes. E variedade não falta: do arroz a banda (com peixe) ao arroz negro (com sépia), passando pelo arroz no forno, decerto encontrará um prato (ou mais) inesquecível. Do menu fazem ainda parte excelentes peixes e frutos do mar. Para sobremesa, experimente o pan de higo (massa de figos secos), o turrón (torrão com amêndoas, mel e açúcar) e os sorvetes de Jijona. A terminar a refeição, nada como o Fondillón, um licor envelhecido muito apreciado.

O melhor da Costa Blanca espera por si em Alicante. Reserve já o seu voo com a TAP e deixe-se morrer de amores por esta cidade tão pitoresca.

Alicante ida desde 76€