Agatha Christie (1890-1976) fez uma notável carreira, construindo enredos complexos e personagens inesquecíveis, como o detetive Hercule Poirot ou Miss Marple. Mas, a sua vida teve muitos outros capítulos interessantes. Um desses casos foi a viagem à volta do mundo que a escritora fez em 1922, durante 10 meses, acompanhada pelo seu primeiro marido, Archie. O relato dessa viagem pode ser lido na parte VI da sua autobiografia, publicada originalmente em 1977.

O trajeto resumido

A bordo do navio Kildoman Castle, Christie partiu de Inglaterra rumo a sul em direção ao golfo da Biscaia e depois fez escala na ilha da Madeira, a caminho da cidade do Cabo, na África do Sul. Nesse país, Agatha Christie visitou várias cidades e deliciou-se com algumas paisagens naturais, como por exemplo, a das cataratas de Vitória, no atual Zimbabwe. Depois, rumou à Oceânia: Austrália primeiro e Nova Zelândia depois; países que percorreu com algum vagar, conhecendo quer territórios rurais, quer cidades (Melbourne e Sydney, na Austrália; Wellington e Nelson, na Nova Zelândia), quer rurais. Depois, Archie e Agatha rumaram para norte, desembarcando em Honolulu, no arquipélago do Havai. Seguiu-se o Canadá (Winnipeg, Otawa, Montreal) e Nova Iorque, Estados Unidos, a partir de onde, a bordo do Berengaria, fizeram a viagem de regresso ao seu país natal.

Veja imagens de alguns dos sítios fantásticos que Agatha Christie conheceu na sua volta ao mundo!

Mais tarde, Christie olhou nostalgicamente para essa grande viagem, para esse quase ano de inteira liberdade com palavras com que nos identificamos grandemente: “Saímos de uma vida para outra. Somos nós, mas ao mesmo tempo uma pessoa diferente. Esta nova pessoa está livre de todas as centenas de teias de aranha e filamentos que nos encerram num casulo de vida doméstica do dia a dia.” Concorda?

Para começar a delinear a sua volta ao mundo, descarregue a aplicação JiTT.travel e descubra todos os guias que temos disponíveis!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.