É amante de viagens e teve a sorte de encontrar um parceiro igual a si? Ótimo. Aproveite este Dia dos Namorados, ou qualquer outra altura do ano, para planear uma viagem de sonho com a sua cara-metade, seja ela a primeira em casal, uma breve escapadinha ou a aventura mais radical de sempre.

1. Para a primeira viagem – Fez, Marrocos

Fez, Marrocos
Fez, Marrocos créditos: pixabay

Viajar pela primeira vez em casal pode ser um desafio. Terá em Fez, Marrocos, o local ideal para esta primeira experiência. Visite a Medina de Fez, a zona mais antiga da cidade, onde as especiarias, o artesanato local e as pessoas lhe oferecerão um verdadeiro espetáculo cultural. Se procura um sítio que o maravilhe, opte pela Madrasa Bou Inania – um dos poucos lugares religiosos em Marrocos que ainda está aberto a visitantes não-islâmicos – fundada em 1350 e recentemente renovada. A fábrica de curtume de Chouara mostrar-lhe-á cores vivas dentro das cubas de tinta espalhadas pelos telhados que se tornarão naquela fotografia cuidadosamente guardada na carteira como lembrança da altura em que se apaixonou por Marrocos.

2. Para os apaixonados pela natureza – Big Sky, Montana, Estados Unidos

Viva todas as aventuras com que sonhou em Big Sky, no Montana. Nas vastas paisagens do West Yellowstone Park poderá encontrar bisões, carneiros-selvagens, lobos, ou até ursos. Dependendo da estação, pode levar a sua cara-metade numa expedição em “dog-sled”, ou fazer rafting no Gallatin Canyon para alguma adrenalina. Opções românticas para alojamento não faltam, desde o glamping em tendas luxuosas aos pitorescos albergues e ranchos.
Depois de escalarem e voltarem a descer a Lone Mountain, mimem-se com umas botas de cowboy a condizer e descubram o bar mais próximo para experimentar uma cerveja local.

3. Para o casal com filhos – Santa Lúcia

Santa Lúcia
Santa Lúcia créditos: pixabay

Se procura um destino para toda a família, opte por Gros Islet. Os miúdos vão adorar as praias, bem como os clubes infantis oferecidos pelos resorts de Santa Lúcia ou os parques de aventura, e os graúdos terão muitos desafios pela frente. O snorkeling na Baía de Rodney oferece-lhe uma forma pedagógica e divertida de descobrir as criaturas marinhas. E, se quer aproveitar algum tempo de qualidade com o seu parceiro, aproveitem enquanto os miúdos estão nos clubes e façam uma escapadinha romântica bem merecida até às nascentes de enxofre de Soufriere para se banharem em lama ou roubarem beijos apaixonados debaixo da Cascata de Toraille.

4. Para uma escapadinha gay-friendly – Sitges, Espanha

Se você e o seu parceiro são o coração da festa, Sitges aguarda-vos. A apenas 40 minutos de carro de Barcelona, esta cidade foi em tempos conhecida pelas suas subculturas boémias e artísticas. Hoje em dia, é dos destinos espanhóis mais solarengos e convidativos a viajantes LGBTQ de todo o mundo. Aproveitem as festas de piscina, os diversos bares gay-friendly e até a soberba praia nudista. Se prefere algo mais calmo, planeie a sua viagem na época baixa. O sol brilha sempre em Sitges, por isso podem optar por viajar no outono e inverno para desfrutarem de praias praticamente vazias e fazerem passeios intermináveis no passadiço à beira-mar, admirando as lindíssimas mansões do século XX.

5. Para o casal de coração grande – Brasov, Roménia

Brasov, Roménia
Brasov, Roménia créditos: pixabay

Brasov vai ser o cantinho romântico da Roménia que o vai fazer desejar não voltar para casa. Semelhante às cidades de contos de fadas, aqui poderá passear de mão dada pelas ruas calcetadas entre esplanadas de café e montras de lojas multicoloridas. Depois de uma inevitável visita à Igreja Negra, escurecida pelo grande incêndio de 1689, dirijam-se às montanhas, de teleférico ou a pé por românticos caminhos forradas de árvores, e aproveitem a vista do topo da montanha de Tâmpa. A placa Hollywoodesca que diz “Brasov” em grandes letras brancas é o sítio ideal para criar recordações.

6. Para amantes de praia em lua de mel – Puerto Plata, República Dominicana

Depois da festa e da parada de “recém-casados” pondere uma viagem até Puerto Plata, uma das cidades de praia mais paradisíacas da República Dominicana. Deem um passeio romântico pela cidade histórica ou apanhem sol na Playa Bergantín. A cultura crioula de origem caribenha e africana vai oferecer ritmo a toda a noite, oferecendo-lhe inúmeros bares de “merengue” onde resistir a dar um passinho de dança será impossível. Após um gole num Mamajuana (um cocktail de rum local conhecido por ser um afrodisíaco) estarão prontos para voltar para a pista de dança… ou para o hotel!

7. Para os corações comilões – Ístria, Croácia

Já diziam os antigos que “barriga cheia, coração contente”, e a região de Ístria na Croácia não deixará a desejar em nenhum dos dois. Após o buzara (camarões ou mexilhões estufados) ou a pljukanci (massa fresca enrolada à mão), poderão falar acerca das maravilhosas águas azuis e paisagens verdes irresistíveis durante a sobremesa, enquanto saboreiam um belo Fritule (o donut croata). Para o pacote romântico completo, abram uma garrafa de vinho da região e apanhem o ferry de Rovinj para Veneza, em funcionamento durante o verão.

8. Para uma viagem romântica sem limites – Polinésia Francesa

Polinésia Francesa
Polinésia Francesa créditos: pixabay

Calcem as sandálias e as roupas frescas e bora bora para… a ilha de Bora Bora na Polinésia Francesa. Com numerosos hotéis de luxo com bungalows e vistas privadas ao longo da areia branca à beira-mar, Bora Bora é o local ideal para férias românticas. Faça piqueniques em praias privadas, nade com peixes coloridos, tome mojitos de baunilha taitianos e doses fartas do delicioso ahi tuna (uma especialidade de atum-amarelo local). Para não se aborrecer de tanto descanso, vá num passeio de helicóptero sobrevoando o Monte Otemanu ou num dia de compras no mercado municipal em Pape’ete, no Tahiti.

Sugestões momondo.pt