1. Floresta Hallerbos, Bélgica

Conhecida como a "Floresta Azul", de 552 hectares, atrai muitos visitantes quando o seu chão fica coberto de tons de azul devido às flores que florescem ali na altura da primavera.

A Hallerbos fica a 40 minutos de Bruxelas, de carro, o que proporciona aos viajantes um passeio de um dia a partir da capital.

2. Reserva Florestal Monteverde Cloud, Costa Rica

Batizada em homenagem à cidade vizinha de Monteverde e fundada em 1972, a reserva ocupa mais de 10.500 hectares e é visitada por cerca de 70 mil visitantes todos os anos. A reserva é constituída por 6 zonas ecológicas, 90% das quais é floresta virgem. Tem uma grande biodiversidade, composta por mais de 2.500 espécies de plantas. 100 espécies de mamíferos, 400 espécies de aves, 120 espécies de répteis e anfíbios e milhares de insetos, que atraem tanto cientistas como turistas.

A reserva oferece caminhadas de dia ou noite e visitas privadas para observação de pássaros.

3. Reserva da Biosfera Sian Ka'an, México

Lar de milhares de espécies de fauna e flora, a reserva é composta por uma área de uma beleza natural única. Sian Ka'an foi considerada Património Mundial da Unesco em 1987, um ano depois de ter sido classificada como Reserva da Biosfera. Continua a ser, desde então, a maior área protegida da região do México. É composta por 528 mil hectares.

Faça uma viagem de um dia a partir de Cancun, Playa del Carmen ou Tulum e explore Sian Ka'an de barco, para observar detalhes da flora e fauna locais. Também é possível fazer snorkel no recife e explorar as estruturas maias antigas no sítio arqueológico de Muyil, nas proximidades.

4. Parque Nacional Great Otway, Austrália

É um parque nacional no estado de Victoria, que contém uma grande variedade de paisagens e tipos de vegetação. O Great Otway National Park abrange mais de 10.227 hectares ao longo da costa rochosa, praias e montanhas da cordilheira Otway.

Na região sul do parque, árvores de eucaliptos ondulantes abrigam coalas sonolentos. O parque foi identificado pela BirdLife International como uma Important Bird Area (IBA) por abrigar diversas espécies.

5. Monumento Nacional de Muir Woods, Estados Unidos

São 224 hectares, dos quais 97 são florestas com sequóias antigas, classificadas como as mais altas do mundo. Algumas chegam a ter mais de 7 metros de largura e 76 metros de altura.

O parque oferece aos seus visitantes caminhadas com vários níveis de dificuldade. Não é permitido acampar ou fazer piqueniques. Entre abril e outubro é quando recebe mais visitantes, cerca de 6 mil por dia.

O parque também permite a realização de casamentos, através de uma autorização especial.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.