O Norte da Europa guarda paisagens selvagens e intocadas, sendo um destino ideal para quem procura natureza e lugares pouco explorados. No que toca a ilhas, as opções são infindáveis, mas selecionamos dez que o vão surpreender.
Ilha de Skye
A Ilha de Skye, habitualmente conhecida simplesmente pelo nome de Skye, é a maior e a mais setentrional das ilhas do arquipélago das Hébridas, na Escócia. Relevo escarpado, paisagens agrestes e castelos fazem desta ilha um lugar mágico.
Islândia
Este país insular situado no Atlântico Norte dispensa apresentações. Os territórios da Islândia têm sido considerados dos mais belos do mundo: vulcões, glaciares, fiordes, cascatas e praias. Não é por acaso que a Islândia é um dos destinos de sonho para a maioria dos viajantes.
Ilhas Faroé
As Ilhas Faroé são um arquipélago de 18 ilhas, localizadas a meio caminho entre a Escócia e a Islândia. São um território dependente da Dinamarca. Escarpas, cascatas, aldeias pitorescas compõem o cenário de um dos lugares mais selvagens da Europa.
Ilhas Lofoten
Lofoten é um arquipélago norueguês situado no Círculo Polar Ártico aquele que, dos cinco grandes círculos de latitude que marcam a Terra, se localiza mais a norte. Caracteriza-se por um distinto e dramático cenário de montanhas e picos, imponentes fiordes a rasgar o mar, zonas em estado virgem, praias intocadas e baías abrigadas.
Rügen
É a maior das ilhas da Alemanha, localizada no Mar Báltico, destaca-se pelas falésias íngremes de cor branca, praias de areia e um interior acidentado, com florestas e pântanos. É muito procurada durante o verão.
Ilhas de Aran
Este arquipélago da Irlanda é composto por três ilhas. A maior das três ilhas chama-se Inishmore, a ilha de tamanho médio chama-se Inishmaan e a menor, situada a leste, tem o nome de Inisheer. Fortificações da Idade do Ferro e do Bronze em Inishmore são um dos atrativos destas ilhas com paisagens dramáticas.
Bornholm
Esta ilha da Dinamarca que fica mais perto da Suécia caracteriza-se pelos penhascos, florestas, praias, património histórico, como ruínas medievais, além de ter vilas simpáticas. É um destino muito procurado pelos dinamarqueses.
Ilhas Åland
Este arquipélago da Finlândia possui mais de seis mil ilhas, mas apenas 60 são habitadas. Apesar de serem finlandeses, os habitantes das Åland falam sueco e têm a sua própria bandeira. É um destino para quem procura aventura: caminhadas, escalada ou pesca.
Ilhas Scilly
Localizadas a sudoeste da península da Cornualha, na Inglaterra, a paisagem destas ilhas até faz pensar que estamos numa latitude mais baixa. As ilhas têm um clima privilegiado, com verões subtropicais e uma grande capacidade de pesca.
Muhu
Localizada no Arquipélago da Estónia Ocidental, Muhu é um refúgio onde domina o ambiente bucólico. É conhecida por albergar um hotel de luxo, o Pädaste, e pelos moinhos de vento. Um lugar onde tempo parece ter parado, ideal para aproveitar a natureza com calma.
Comentários