O Norte da Europa guarda paisagens selvagens e intocadas, sendo um destino ideal para quem procura natureza e lugares pouco explorados. No que toca a ilhas, as opções são infindáveis, mas selecionamos dez que o vão surpreender.

Ilha de Skye

A Ilha de Skye, habitualmente conhecida simplesmente pelo nome de Skye, é a maior e a mais setentrional das ilhas do arquipélago das Hébridas, na Escócia. Relevo escarpado, paisagens agrestes e castelos fazem desta ilha um lugar mágico.

Ilha de Skye
Old Man of Storr, Ilha de Skye créditos: Unsplash

Islândia

Este país insular situado no Atlântico Norte dispensa apresentações. Os territórios da Islândia têm sido considerados dos mais belos do mundo: vulcões, glaciares, fiordes, cascatas e praias. Não é por acaso que a Islândia é um dos destinos de sonho para a maioria dos viajantes.

Islândia
Landmannalaugar, Islândia créditos: Unsplash

Ilhas Faroé

As Ilhas Faroé são um arquipélago de 18 ilhas, localizadas a meio caminho entre a Escócia e a Islândia. São um território dependente da Dinamarca. Escarpas, cascatas, aldeias pitorescas compõem o cenário de um dos lugares mais selvagens da Europa.

Ilhas Faroé
Gasadalur, Ilhas Faroé créditos: Unsplash

Ilhas Lofoten

Lofoten é um arquipélago norueguês situado no Círculo Polar Ártico aquele que, dos cinco grandes círculos de latitude que marcam a Terra, se localiza mais a norte. Caracteriza-se por um distinto e dramático cenário de montanhas e picos, imponentes fiordes a rasgar o mar, zonas em estado virgem, praias intocadas e baías abrigadas.

Ilhas Lofoten
Ilhas Lofoten créditos: Unsplash

Rügen

É a maior das ilhas da Alemanha, localizada no Mar Báltico, destaca-se pelas falésias íngremes de cor branca, praias de areia e um interior acidentado, com florestas e pântanos. É muito procurada durante o verão.

Rügen
Rügen créditos: Unsplash

Ilhas de Aran

Este arquipélago da Irlanda é composto por três ilhas. A maior das três ilhas chama-se Inishmore, a ilha de tamanho médio chama-se Inishmaan e a menor, situada a leste, tem o nome de Inisheer. Fortificações da Idade do Ferro e do Bronze em Inishmore são um dos atrativos destas ilhas com paisagens dramáticas.

Ilhas de Aran
The Worm Hole, Inishmore créditos: Unsplash

Bornholm

Esta ilha da Dinamarca que fica mais perto da Suécia caracteriza-se pelos penhascos, florestas, praias, património histórico, como ruínas medievais, além de ter vilas simpáticas. É um destino muito procurado pelos dinamarqueses.

Bornholm
Bornholm créditos: Unsplash

Ilhas Åland

Este arquipélago da Finlândia possui mais de seis mil ilhas, mas apenas 60 são habitadas. Apesar de serem finlandeses, os habitantes das Åland falam sueco e têm a sua própria bandeira. É um destino para quem procura aventura: caminhadas, escalada ou pesca.

Ilhas Åland
Ilhas Åland créditos: Unsplash

Ilhas Scilly

Localizadas a sudoeste da península da Cornualha, na Inglaterra, a paisagem destas ilhas até faz pensar que estamos numa latitude mais baixa. As ilhas têm um clima privilegiado, com verões subtropicais e uma grande capacidade de pesca.

Ilhas Scilly
St. Martin's, Ilhas Scilly créditos: islesofscilly-travel.co.uk

Muhu

Localizada no Arquipélago da Estónia Ocidental, Muhu é um refúgio onde domina o ambiente bucólico. É conhecida por albergar um hotel de luxo, o Pädaste, e pelos moinhos de vento. Um lugar onde tempo parece ter parado, ideal para aproveitar a natureza com calma.

Muhu
Muhu créditos: Unsplash

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.