As Faroé não são de todo um destino óbvio. Recebem apenas 20.000 visitantes por ano o que, comparado com os 2 milhões de visitantes anuais da sua vizinha Islândia, o tornam o destino ideal para quem gosta de paisagens bonitas mas sem ter multidões a tapar as vistas.

Mas com um número cada vez maior de publicações como a National Geographic ou a Lonely Planet a incluir este arquipélago do Atlântico Norte em listas dos sítios mais bonitos e inexplorados do mundo, é uma questão de (pouco) tempo para que tudo mude e deixem de ser um destino fora do radar turístico.

Ilhas Faroé
Fossá créditos: Mundo Magno

Conheça a seguir curiosidades sobre este destino ou, então, chamemos-lhe: tudo aquilo que sempre quis saber sobre as Ilhas Faroé e nunca teve coragem de perguntar.

1. Nenhum local nas 18 ilhas que compõem o arquipélago está a mais de 5 km do mar;

2. Há quase 2 ovelhas por cada habitante. São de tal modo omnipresentes que a Google colocou câmeras de filmar nas ovelhas e criou o Sheepview 360;

Ilhas Faroé
Ovelhas créditos: Mundo Magno

3. O número de telefone do primeiro-ministro aparece na lista telefónica;

4. Só há 3 semáforos no arquipélago, todos na capital;

5. Os transportes públicos na capital, Tórshavn, são gratuitos e o preço dos helicópteros entre as ilhas é subsidiado pelo governo e por isso é mesmo muito barato (cerca de 20€ por viagem);

6. A prisão mais bonita do mundo fica nas Faroé. Convenhamos que com vistas destas fica muito mais fácil pensar no que correu mal e reabilitar-se;

Ilhas Faroé
Nada mal para uma prisão créditos: Mundo Magno

7. Têm aquela que é, muito provavelmente, a capital mais parecida com um saco de gomas em todo o mundo;

Ilhas Faroé
Tórshavn créditos: Mundo Magno

8. A maior parte das casas tem telhados de relva e para os aparar, em vez de máquinas, é colocada uma ovelha em cima do telhado para tratar do assunto. Ecológico e bem mais fotogénico.

9. Desde 1948 que as Faroé têm um estatuto muito especial com a Dinamarca. Apesar de fazerem parte do país têm o seu próprio governo, bandeira, língua, moeda (apesar da moeda dinamarquesa também ser aceite) e não fazem parte da União Europeia não obstante a Dinamarca fazer. O arquipélago recusou fazer parte devido aos limites de pesca que seriam impostos pela EU.

Ilhas Faroé
Casas típicas créditos: Mundo Magno

10. Em 1940 as tropas britânicas ocuparam as ilhas quando a Alemanha invadiu a Dinamarca (foi uma ocupação amigável de modo a assegurar que os Nazis não tinham nenhuma base militar no Atlântico Norte). Em 1945 os Ingleses partiram deixando para trás o aeroporto de Vágar e 170 soldados que se casaram com faroenses.

11. As Faroé são um dos poucos sítios do mundo que não têm Mac Donald's. No entanto há um restaurante com estrela Michelin, o KOKS.

12. A única ponte sobre o Atlântico Norte fica no arquipélago e liga a ilha de Streymoy à ilha de Eysturoy.

Acompanhe as nossas aventuras mais recentes no Instagram Mundo Magno

Artigo originalmente publicado no blogue Mundo Magno

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.