A primeira vez que ouvi falar deste local foi nos livros de Enid Blyton (Os Cinco passavam férias aqui), mas até lá ir não fazia ideia da beleza deste local.

Eis 8 razões pelas quais deviam considerar este destino para as vossas próximas férias:

1. Praias

A Cornualha tem algumas das melhores - se não as melhores - praias do Reino Unido. Areais extensos, águas azul-turquesa, bem mais frias é certo, mas suficientemente claras para rivalizar com as das Caraíbas.

Destaco pela beleza, Kynance Cove, onde a areia é surpreendentemente branca e o pôr-do-sol épico. No local existe um café chamado Kynance Cafe que tem uns scones deliciosos.

Praia de Porthcurno
Praia de Porthcurno créditos: The Travellight World

A praia de Porthcurno é outra das belezas da região. Perto do Teatro Minack, com escarpas altas que a abrigam do vento e um pequeno riacho que desce para formar uma piscina natural. É perfeita para famílias.

Bem próxima fica a praia de Pedn Vounder, isolada e um pouco mais difícil de alcançar mas absolutamente linda! A descida até ao areal proporciona vistas incríveis aos visitantes.

Pedn Vounder
Pedn Vounder créditos: The Travellight World

2. Trilhas deslumbrantes

A Cornualha tem quilómetros e quilómetros de costa com caminhos que podemos percorrer para aproveitar ao máximo as maravilhosas vistas. Ao longo da costa sul, podemos ir de Newlyn até Penzance e ver o Monte de St Michael (uma pequena ilha, muito semelhante ao Mont Saint Michael na Normandia).

Monte de St Michael
Monte de St Michael créditos: Christopher Long

Também podemos fazer a caminhada costeira de sete quilómetros ao longo da Península Lizard ou caminhar de Land's End até Sennen Cove. A norte, o caminho mais bonito é o que vai de Rock a Polzeath, ao longo do Estuário do rio Camel.

Trilhas na Cornualha
Trilhas na Cornualha créditos: The Travellight World

3. Restaurantes de qualidade

Os apreciadores de boa comida também não ficam desapontados na Cornualha. Desde que Rick Stein abriu o seu restaurante Seafood em 1975 que a Cornualha está no mapa gastronómico internacional.

Nathan Outlaw administra um restaurante com o seu nome e duas estrelas Michelin em Port Isaac. Em Penzance, o The Shore de Brunce Rennie e o Tolcarne Inn, de Ben Tunnifcluffe, são incontornáveis. As reservas tem de ser feitas com alguma antecedência para garantir uma mesa.

4. Pastéis

Nenhuma viagem à Cornualha fica completa sem se experimentar o famoso pastel da Cornualha, prato tradicional da região.

Há muitos estabelecimentos por aqui que vendem estes pastéis tradicionalmente recheados de carne e batata que espalham o seu cheiro irresistível pelo ar. Hoje em dia, há uma variedade de recheios alternativos, como frango e bacon ou maçã e queijo.

Pastéis da Cornualha
Pastéis da Cornualha créditos: The Travellight World

5. Cornish cream tea

A Cornualha é conhecida por ser uma região produtora de leite, por isso não é surpresa que os seus produtos lácteos sejam da melhor qualidade.

O tradicional cornish cream tea, que podemos traduzir livremente como chá e natas da Cornualha, é o típico chá inglês servido com dois scones simples, natas da Cornualha (batidas em chantilly) e doce de morango.

Cornish cream tea
Cornish cream tea créditos: The Travellight World

6. Pitorescas vilas costeiras

Por todo o lado na Cornualha encontramos pitorescas vilas costeiras, dignas de figurarem em cartões postais.

St Ives sempre atraiu uma comunidade de artistas e tem sua própria Galeria Tate. Há também o pitoresco porto de Charlestown. Penzance é uma cidade com bons restaurantes, hotéis românticos e interessantes galerias de arte contemporânea.

Pitorescas vilas costeiras
Pitorescas vilas costeiras créditos: The Travellight World

7. Hotéis

A Cornualha está repleta de bons hotéis, como o The Scarlet, em Mawgan Porth, perfeito para quem gosta de spas e para casais à procura de romance. O hotel tem banheiras de hidromassagem e vista para o mar.

Uma estadia no Hotel Tresanton também deixa saudades. Fica à beira-mar, na linda St Mawes, e tem um terraço onde podemos apanhar sol e namorar enquanto partilhamos um bom vinho branco.

8. Jardins

Devido à sua posição geográfica e graças à Corrente do Golfo, a Cornualha tem um clima particularmente agradável. A abundância de sol permite que plantas subtropicais cresçam e se desenvolvam com facilidade. Há vários jardins, com uma incrível variedade de flores e plantas que valem a pena visitar, dos quais se destacam os The Lost Gardens of Heligan, perto de St Austell, na costa sul, e o Eden Project.

Jardins
Jardins da Cornualha créditos: The Travellight World

Como ir?

A forma mais fácil e rápida de chegar à Cornualha é voar até Bristol (a EasyJet tem voos directos de Lisboa e Porto para este destino) e depois alugar um carro no aeroporto para percorrer a área. Também é possível ir de comboio de Londres (Paddington) para Penzance.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.