O início do ano traz consigo mais uma aventura Road Trip Gap Year Portugal. Nestas duas últimas semanas, os TravelB4Settle e os Unwrapping Humans têm vindo a partilhar com os jovens das escolas secundárias de Portugal como foi o seu gap year, dando a conhecer uma nova possibilidade de percurso, mais informada e consciente, a quem pretende romper com o caminho dito tradicional.

Organizada pela Associação Gap Year Portugal, a Road Trip Gap Year Portugal powered by MOCHE volta à estrada em 2020 para levar o conceito gap year a todos os jovens de norte a sul do país. Em 2019, chegou a mais de 10.000 alunos distribuídos por 89 escolas nos 18 distritos de Portugal Continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Para ajudar a esclarecer tudo aquilo que um gap year pode proporcionar, nada melhor do que o fazer através do exemplo, e a Road Trip Gap Year Portugal anda de escola em escola a partilhar testemunhos de quem já embarcou nesta aventura e de quem mudou as suas vidas. Os oradores da Road Trip Gap Year Portugal contam a sua experiência, pelos vários cantos do mundo, aos alunos que vão encontrando, na esperança de os inspirarem a darem o melhor passo seguinte.

TravelB4Settle na carrinha do projecto Road Trip Gap Year em Grândola
TravelB4Settle na carrinha do projecto Road Trip Gap Year em Grândola créditos: TravelB4Settle

Este ano coube à Matilde e ao Miguel dos TravelB4Settle darem o pontapé de saída deste projeto, começando a sua road trip no sul do país, bem recebidos pela soalheira Albufeira, no Algarve. Foi na Escola Básica e Secundária de Albufeira que deram a conhecer, pela primeira vez nesta road trip, o seu gap year de oito meses pelo Sudoeste Asiático em 2017/18, antes de iniciarem a sua vida profissional. A sua viagem pela Ásia teve início na Índia, que foi curiosamente um dos pontos que mais interesse despertou nesta escola, que tem uma grande população estudantil indiana.

De seguida, arrancaram com a carrinha para Silves, onde um aluno de nacionalidade russa praticamente os convenceu a visitar a Rússia. Seguiram para Lagos e, tirando partido da "van life" (já que estão a viver na carrinha do projeto), pararam para contemplar o pôr-do-sol na Ponta da Piedade, um sítio com uma vista incrível e muito popular em Lagos. O quarto dia de Road Trip Gap Year Portugal deu início às paragens em escolas alentejanas, começando pela Escola Básica e Secundária de Ourique. Acabaram a semana em Grândola, onde destacam o interesse e interacção dos professores na palestra e no projeto. Aproveitaram o sol radiante do fim de semana para uma escapadela até Vila Nova de Milfontes.

Fim-de-semana em Vila Nova de Milfontes
Fim-de-semana em Vila Nova de Milfontes créditos: TravelB4Settle

O início da segunda semana de Road Trip Gap Year Portugal ficou marcado pela presença dos TravelB4Settle em Beja e com o arranque da rota de palestras da 2ª equipa da Road Trip na zona de Lisboa, marcada pela presença da Beatriz e do Pedro, conhecidos por Unwrapping Humans, que foram os vencedores do Concurso Gap Year Portugal em 2018 e que vêm contar aos alunos do ensino secundário a sua experiência pelo Nepal, pela Índia e pelo Sri Lanka.

Enquanto a Matilde e o Miguel contaram a sua história em Beja, Serpa, Moura, Évora e Montemor-o-Novo, os Unwrapping Humans (com uma ajudinha do Fernando Vaz, elemento da Gap Year Portugal) andaram pelo Liceu Camões, em Lisboa, pela Escola Secundária da Ramada, pela Escola Secundária de Mem-Martins (onde uma visita à vizinha vila de Sintra é obrigatória) e pela Escola Secundária de Caneças.

Unwrapping Humans pelas ruas de Sintra
Unwrapping Humans pelas ruas de Sintra créditos: Unwrapping Humans

Sempre de casa cheia, tanto no Algarve e no Alentejo como na zona de Lisboa, estas duas primeiras semanas de palestras mostraram jovens predispostos a aceitar realidades diferentes e alternativas, mais interativos do que em anos anteriores e cheios de perguntas e sugestões a dar, bem como professores mais interessados em ajudar a transformar esta possibilidade numa realidade presente no sistema educativo português.

Road Trip Gap Year a terminar a semana por Elvas
Road Trip Gap Year a terminar a semana por Elvas créditos: TravelB4Settle

As próximas semanas vão ser igualmente cheias de novas aventuras na carrinha, novas cidades para conhecer, novos alunos para inspirar. Acompanhem toda a viagem pelas escolas do país aqui no SAPO Viagens e seguindo o Instagram da @roadtrip_gapyear, dos @travelb4settle e dos @unwrappinghumans.

Por Joana Firmino Ribeiro, da Associação Gap Year Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.