Os passageiros num voo que partiu de Long Beach, Califórnia, ficaram surpresos ao descobrir que o seu voo para o Havai não era uma viagem comum. A Southwest Airlines ofereceu a todos os passageiros uma aula gratuita de ukulele durante o voo.

Guitar Center, uma loja de instrumentos musicais, organizou a aula gratuita de ukulele e os viajantes a bordo aprenderam a tocar a música "Hello, Aloha. How are you?" no instrumento mais famoso do Havai.

A Southwest Airlines  partilhou a iniciativa no Twitter e dividiu opiniões. Enquanto alguns aplaudiam a iniciativa, outros deixaram comentários negativos. "Não consigo pensar numa forma melhor de instilar uma tristeza inexplicável na alma de muitos passageiros ao mesmo tempo", respondeu um utilizador do Twitter. No entanto, a companhia aérea garantiu que todos se divertiram.

"Não se preocupem, toda a gente deixou os seus ukuleles depois de 20 minutos, pois já tinham aprendido a tocar", esclareceu a Southwest Airlines.

O ukulele chegou ao Havai em 1879 com o imigrante madeirense João Fernandes. João Fernandes impressionou os nativos com a sua "branguinha" (a versão madeirense do cavaquinho). Os nativos ficaram tão impressionados com a sua forma de tocar que chamaram o instrumento de "ukulele", que significa "pulga saltitante".