É muito provável que, pelo menos uma vez na vida, tenha subido à Torre e tirado uma foto com neve. Mas há ainda tanto para descobrir que o repto lançado aos turistas é mesmo regressar e ficar por vários dias.

De Mêda ao Fundão, passando por Trancoso, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Seia, Covilhã, Belmonte, Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Pinhel, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo há muito para descobrir. Em qualquer altura do ano, a Serra renova-se e há uma série de experiências únicas e recantos desconhecidos à sua espera.

Próxima, autêntica, unificada. Em três palavras é assim que se resume a nova Campanha “Somos Serra da Estrela” que, durante um ano, está a preparar um conjunto de iniciativas inovadoras em cada um dos 15 concelhos que compõem a CIM-BSE e com um propósito primordial: há um outro lado da Serra da Estrela que ainda está por descobrir e que vai muito para além dos roteiros turísticos.

Ser Serra da Estrela é ter na memória as lendas milenares das aldeias históricas e castelos, é sentir na pele o ar puro dos trilhos selvagens e encostas brancas de neve. É ter à mesa sabores intensos e tradicionais. É ouvir de viva voz as suas gentes para entender uma identidade e cultura próprias.

É esta Serra mágica, especial e ainda desconhecida que a CIM-BSE quer dar a conhecer aos turistas, convidando-os a passear também pelas emoções e pelas estórias escondidas, explorando lugares únicos e mergulhando nas entranhas da Serra. É esse o desafio: que cada turista se sinta também parte da identidade da Serra da Estrela e a leve consigo quando regressar a casa.

A CIM-BSE acredita que, num mundo cada vez mais homogéneo e globalizante em todos as suas dimensões, aumenta a procura por destinos mais autênticos e experiências únicas, enriquecedoras, peculiares e identitárias de um povo, de uma cultura, bem para lá do que tipicamente se encontra nos guias turísticos.

A campanha lançada agora pela CIM-BSE vai trazer o melhor de cada um dos 15 municípios, unidos pela promoção deste destino em estado puro.

Serra da Estrela
Museu de Tecelagem de Meios créditos: DR

Uma campanha com gente dentro

A campanha Serra da Estrela assenta, essencialmente, em três pilares: a promoção turística, a valorização das gentes e produtos autóctones e a criação de uma identidade comum a todo o território.

Uma das grandes novidades da campanha passa pelos próprios habitantes. São estes os grandes protagonistas dessa inovadora Campanha da CIM-BSE. Os segredos da Serra da Estrela serão revelados pela voz das suas gentes que melhor a conhecem. Desde as lendas, tradições, lugares especiais que nunca foram postais turísticos, ou os segredos das receitas mais bem guardadas no baú das memórias das gentes locais.

A campanha aposta numa forte componente digital, através do “Visite a Serra da Estrela” (site, Instagram e Facebook), “Somos Serra da Estrela” vai desafiar todos os turistas a ter um papel ativo e de proximidade. Passatempos, desafios, sugestões e muito mais. A interatividade será uma constante e haverá muitos prémios para oferecer.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.