Partes do Palácio de Buckingham, em Londres, e do Castelo de Balmoral, na Escócia, serão abertas ao público pela primeira vez no próximo verão, anunciou o Royal Collection Trust.
A renovada Ala Leste de Buckingham poderá ser admirada numa visita guiada. O bilhete dará acesso ao corredor principal, onde estão expostas pinturas de Thomas Gainsborough, e à sala contígua à famosa varanda de onde a família real saúda o público reunido no "Mall".
Essa ala do palácio foi construída entre 1847 e 1849, para abrigar a numerosa família da rainha Victoria, o que deu a Buckingham o seu formato retangular, e não de ferradura. A ala será aberta depois de mais de cinco anos de obras, que renovaram, principalmente, o sistema elétrico e a canalização.
A visita guiada será vendida separadamente da entrada comum do palácio, por £ 75 (87 euros). As reservas, para visitas diárias entre 15 de junho e 31 de agosto, poderão ser feitas a partir de 10 de abril.
A visita clássica de verão à famosa residência real poderá ser feita por um período mais longo, entre 11 de julho e 29 de setembro de 2024. Entre 1 de julho e 4 de agosto, por sua vez, os visitantes terão acesso a algumas partes do Castelo de Balmoral, residência de verão dos Windsor na Escócia, antes da chegada do rei Charles III e da rainha Camilla.
Serão disponibilizados 40 bilhetes por dia, ao preço de £ 100 (116 euros) ou £ 150 (174 euros) (com pausa para o chá inglês). Antes, as visitas ao castelo preferido da rainha Elizabeth II eram limitadas ao jardim e ao salão de baile.
Em março, o SAPO Viagens comparou o preço de alguns dos principais monumentos a nível europeu e o Palácio de Buckingham encimou a lista. Uma visita tradicional de verão à residência oficial da família real britânica custa 37 euros.
Comentários