A plataforma de experiências Musement apresenta o ranking dos museus portugueses mais famosos no Instagram.
1. Museu de Arte, Arquitetura, e Tecnologia – MAAT, Lisboa - 19000 publicações
Inaugurado em 2016, o Museu de Arte, Arquitetura, e Tecnologia de Lisboa foi criado com o objetivo de promover o discurso crítico e a prática criativa para refletir sobre grandes temas e tendências atuais. O edifício onde se localiza o museu foi projetado pela arquiteta britânica Amanda Levete, possuí cerca de 3 mil metros quadrados dividido em 5 áreas: a Galeria Oval, a Galeria Principal, o Vídeo Room e o Project Room. O acervo do museu é composto pela coleção de arte da Fundação EDP, com obras de mais de 250 mil artistas portugueses.
2. Palácio Nacional da Pena, Sintra - 13600 publicações
Após a Proclamação da República Portuguesa em 1912, o Palácio Nacional da Pena foi transformado em museu. Localizado em Sintra, o Palácio é considerado uma das primeiras expressões do romantismo arquitetónico do século XIX no mundo, sendo o primeiro da Europa. Construído no local de um antigo convento de frades da Ordem de São Jerónimo, o palácio foi projetado pelo rei D. Fernando II. No seu interior é preservada a antiga decoração feita pelos reis que ali habitaram, a capela e as pinturas murais em trompe l’oeil e os revestimentos em azulejo não passam despercebidos.
3. Palácio Nacional de Sintra, Sintra - 6600 publicações
Também conhecido como Palácio da Vila, o Palácio Nacional de Sintra foi construído em cima de um antigo prédio da era muçulmana no século XV, com características de diversas arquiteturas como medieval, gótica, manuelina, o palácio é considerado um exemplo de arquitetura orgânica, um conjunto de edificações separadas, mas que faz parte de um todo. O Palácio Nacional de Sintra é considerado a residência real mais bem preservada do país.
4. Pavilhão do Conhecimento, Lisboa- 5900 publicações
Inaugurado em 1999, o Pavilhão do Conhecimento é um museu interativo de ciência e tecnologia que procura estimular o conhecimento e a cultura científica. Localizado dentro do Parque das Nações em Lisboa, o museu possuí diversas exposições temáticas temporárias e permanentes, exposições fotográficas, oficinas, entre outras atividades.
5. Palácio Nacional de Mafra, Lisboa - 5700 publicações
Considerado o mais importante símbolo da arquitetura barroca em Portugal, o Palácio Nacional de Mafra foi idealizado pelo rei D. João V e projetado pelo arquiteto Johann Friedrich Ludwig no século XVIII. Localizado na vila de Mafra é o único monumento nacional que integra um Paço Real, uma Basílica e um Convento. Com mais de 40 mil metros quadrados, o Palácio Nacional de Mafra possuí 1200 divisões, entre as mais famosas estão a biblioteca com um acervo de mais de 36 mil volumes, um conjunto sineiro formado por 98 sinos e esculturas e pinturas de mestres de diversas partes da Europa.
6. Museu Nacional do Azulejo, Lisboa - 5200 publicações
O Museu Nacional do Azulejo, expressão artística única da cultura portuguesa, documenta toda a história do azulejo em Portugal, desde o século XVI até os dias atuais. O museu fica localizado no edifício onde no passado funcionava o antigo Mosteiro Madre de Deus, fundado pela rainha D. Leonor em 1509. São dois andares onde estão expostos um acervo com cerca de 7 mil peças, entre elas destaca-se um painel de azulejos que representa uma panorâmica da cidade de Lisboa antes do terramoto de 1755.
7. Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa - 5200 publicações
Considerado um dos museus mais famosos de arte decorativa de Portugal, o Palácio Nacional de Ajuda foi construído após o terremoto de 1755 para ser a nova residência da família real portuguesa. Construído no alto da colina da Ajuda com estilo neoclássico, a família real portuguesa viveu aqui até o final da monarquia em 1910. O Palácio conserva fielmente a decoração da época em que foi construído, com mobiliário, tapeçaria, cerâmicas, pinturas, fotografias e muitos mais.
8. Casa Colombo Museu do Porto Santo, Madeira - 5000 publicações
A Casa Colombo é onde se acredita que o navegador Cristóvão Colombo residiu com a esposa e filho durante a sua passagem pela ilha do Porto Santo. O museu foi criado em 1989 com o objetivo de recriar o ambiente original, a casa é composta por dois andares e estão expostos retratos, mapas, o museu também recebe exposições temporárias com temas relacionados a expansão marítima portuguesa.
Para a realização do estudo, foram analisadas as menções no Instagram de 173 museus. Para realizar a classificação, foi levado em consideração o número de publicações marcadas com a hashtag do nome ou abreviação do nome do museu (dados de fevereiro de 2022).
Comentários