A eDreams revelou as principais tendências de viagem dos portugueses neste verão que agora termina. Apesar da pandemia ainda se fazer sentir, muitos portugueses aproveitaram o avanço da vacinação e o levantamento das restrições para voarem até às suas férias durante os meses mais quentes deste ano.
Açores e Madeira cimentam-se como destinos de eleição dos portugueses
Se há um par de anos os destinos preferidos dos viajantes nacionais eram as mais emblemáticas capitais europeias, como Paris, Madrid ou Roma, agora, mais do que nunca, parecem optar por dois que ficam mesmo aqui ao lado: Ponta Delgada e Funchal.
Esta tendência começou a verificar-se entre os portugueses há dois anos, mas, segundo dados da eDreams, em 2021 cimentou-se por completo: as viagens para a capital dos Açores registaram um crescimento de 203% face a 2020, e de 35% face a 2019. Também no caso do Funchal, o padrão é semelhante: verifica-se um aumento de 245% em 2021 face a 2020, e de 26% face a 2019.
O Top 10 de destinos mais procurados pelos portugueses neste verão é ainda composto por mais dois destinos portugueses: a Ilha Terceira, que surge em 6º lugar, e Faro, em 10º; e entre os restantes encontramos Paris, Barcelona, Madrid, Roma, Ibiza e Genebra. Já os portugueses que se aventuraram em viagens de longo curso (com mais de 4.000km de distância) deram preferência a destinos bem distintos: São Paulo, Luanda, Dubai, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Quem visitou Portugal este Verão?
A eDreams quis também compreender quem foram os turistas estrangeiros que elegeram o nosso país como destino para este Verão. Em primeiro lugar destacado encontramos os franceses, que compõem 39% dos nossos visitantes; seguindo-se alemães (14%), espanhóis (9%), britânicos (8%) e suíços (7%).
As cidades mais procuradas em Portugal foram, naturalmente, a capital Lisboa, e os destinos de referência Porto e Faro – onde se localizam também os aeroportos do país. Contudo, os dados da plataforma mostram que também os estrangeiros têm cada vez mais interesse nas ilhas portuguesas, com as cidades de Funchal e Ponta Delgada a figurar, respetivamente, em 4º e 5º lugar.
Comentários